Diferentemente do que muita gente pensa, a musculação não somente pode ser praticada por hipertensos, mas deve.
Uma pesquisa brasileira divulgada recentemente na revista Scientific Reports revelou que treinos regulares de musculação, de duas a três vezes na semana, com intensidade moderada podem reduzir a pressão arterial e atenuar quadros de hipertensão.
O estudo analisou mais de 21 mil artigos científicos sobre o tema e acompanhou dados de 253 hipertensos com idade média de 59 anos. A investigação, com a participação de cientistas da Universidade de São Paulo (USP), se concentrou nas respostas da hipertensão basal durante a prática da musculação por, no mínimo, oito semanas e os efeitos pós-treinamento.
Os resultados efetivos apareceram por volta da 20ª sessão de treinamento, e a pressão arterial permaneceu mais baixa por cerca de 14 semanas depois do término das sessões. Os resultados do estudo mostrando de que a musculação pode ser utilizado como uma terapia não farmacológica para reduzir a pressão arterial foram bastante convincentes.
O estudo também identificou que indivíduos com menos de 59 anos obtiveram redução mais expressiva da pressão arterial durante o período de treinamento físico.
Outro ponto importante a destacar é a segurança cardiovascular da musculação; ou seja, durante a musculação as alterações da pressão arterial são muito discretas.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |