Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Ex-prefeito e vereador são indiciados por desvio de recursos públicos em Conceição do Canindé

Relatório do inquérito policial foi produzido pelo Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil.

O ex-prefeito de Conceição do Canindé, Alcimiro Pinheiro da Costa (PSD) o "Mirim", e o vereador do município de Jardim do Mulato, Moisés da Costa Moraes Neto (Progressistas), foram indiciados pelos crimes de desvio de bens ou rendas públicas, dispensa indevida de licitação e falsidade ideológica, no bojo do inquérito que investiga supostos crimes contra a administração pública, envolvendo licitações e contratos firmados com a empresa MDJ Gerenciamento de Serviços LTDA, que tem como proprietário o vereador Moisés Neto.

O inquérito policial foi aberto, após despacho enviado pela Superintendência da Polícia Federal no Piauí ao Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Piauí, com indiciamento datado em 16 de janeiro de 2025.


Foto: Divulgação/FacebookPrefeito de Conceição do Canindé, Alcimiro Pinheiro da Costa, o Mirim
 Alcimiro Pinheiro da Costa, o Mirim

Durante as diligências ficou evidenciado que a empresa do vereador Moisés Neto, com sede no município de Regeneração, que funcionava apenas de fachada, foi contratada no ano de 2020, por meio de dispensa de licitação, para realizar diversos serviços e obras no município de Conceição do Canindé, como construção do muro de uma Unidade Básica de Saúde, implantação de cerca e pontilhão metálico, reforma e ampliação do Hospital Municipal, além dos serviços de implantação do sistema de abastecimento de água na localidade Boa Vista.

A investigação apontou que os serviços descritos foram executados, porém, com maquinário da própria Prefeitura Municipal de Conceição do Canindé, tendo o município realizado vários empenhos e pagamentos em favor da empresa MDJ Gerenciamento de Serviços LTDA no ano de 2020, totalizando a quantia de R$ 251.233,91 (duzentos e cinquenta e um mil, duzentos e trinta e três e noventa e um centavos).

Durante trabalho de campo, os policiais foram até o município de Regeneração, sede da MDJ Gerenciamento de Serviços LTDA, e constataram que por lá nunca funcionou nenhuma empresa, evidenciando tratar-se de uma casa residencial, que não traz identificação ou menção à referida empresa investigada.

Empresa usou notas fiscais falsas para “comprovar” serviços

Para o Departamento de Combate à Corrupção, o endereço serve tão somente para dar sede à empresa de fachada, para emissão deliberada de notas fiscais inidôneas por parte da MDJ Gerenciamento de Serviços LTDA, que só funciona no papel.

A Polícia Civil identificou, portanto, que a partir das quatro dispensas de licitações e contratações ilícitas, a empresa MDJ Gerenciamento de Serviços LTDA, de propriedade de Moisés da Costa, foi deliberadamente beneficiada com recursos públicos desviados do município de Conceição do Canindé, a partir da atuação direta do ex-prefeito Alcimiro Pinheiro da Costa, posto que os contratos formalizados serviram apenas como pavimentação para o posterior desvio de recursos.

Rapidinhas

Corregedoria da Polícia Civil intensifica procedimentos em todo o Piauí

Um dos destaques na gestão da Segurança Pública do Piauí, o delegado Cadena Júnior tem desempenhado um papel importante à frente da Corregedoria, separando os bons dos maus servidores na Polícia Civil do Piauí.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Cadena Júnior, coordenador da DEPRE
Delegado Cadena Júnior

A Coluna apurou que nos próximos dias a previsão é que mais um policial civil deverá deixar os quadros da instituição por condutas inadequadas ao exercício da atividade policial.

DHPP buscas dois foragidos acusados de matar irmãs em Teresina

Restam ser presos dois suspeitos de participação na tortura e morte das irmãs Francinete Pereira da Silva Neta e Jocineia Dias da Silva, crime ocorrido em 14 de novembro de 2024. A missão de localizar os dois foragidos é dos policiais da Delegacia de Investigação de Desaparecimento de Pessoas (DESAP), vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Foto: Reprodução/WhatsAppFrancinete Pereira da Silva Neta, 24 anos, e Jocinéia Dias da Silva, 23 anos
Francinete Pereira da Silva Neta, 24 anos, e Jocinéia Dias da Silva, 23 anos

Nicolas da Silva Batista, vulgo Peu, e Rafael Rodrigues, vulgo Colombiano, são os dois últimos alvos que entraram no radar da Polícia Civil, que já possui informações que devem levar aos seus paradeiros.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.