Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Veja como operava ex-gerente da TIM preso na Operação Interditados

A Coluna obteve acesso a detalhes da investigação, que culminou com a prisão preventiva do acusado.

A Coluna obteve acesso, com exclusividade, ao nome do ex-gerente da operadora de telefonia TIM preso pela Superintendência de Operações Integradas durante a 28ª fase da Operação Interditados, deflagrada nessa terça-feira (29) nas cidades de Teresina, Altos e Piracuruca.

Trata-se de Francisco Pereira dos Santos que, segundo a investigação, montou um esquema fraudulento que rendia para ele vantagem indevida em três frentes distintas, desde a obtenção de dinheiro proveniente de apólice de seguro do aparelho celular em comodato da Operadora TIM, até a revenda do mesmo aparelho a terceiro.

Foto: Reprodução/WhatsAppFrancisco Pereira dos Santos
Francisco Pereira dos Santos

De acordo com a Superintendência de Operações Integradas, os policiais chegaram até ele através do registro de um Boletim de Ocorrência que ele mesmo registrou, dando conta do suposto roubo do aparelho celular.

Através do disparo de intimações em massa da Secretaria de Segurança Pública, os policiais conseguiram localizar uma mulher que estava em posse do aparelho e quando ela se deslocou até a sede da secretaria, apresentou a nota fiscal do celular, juntamente com a caixa do aparelho, demonstrando que havia adquirido o produto na própria operadora TIM, nas mãos do então gerente à época, Francisco Pereira dos Santos.


A partir dessa informação, os policiais intensificaram as investigações, que duraram três meses até identificar como o aparelho, cedido em comodato para o então funcionário da TIM, chegou às mãos de um terceiro de boa fé.

À Coluna o superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, detalhou como os investigadores chegaram até o alvo da 28ª fase da Operação Interditados. “Realmente o celular tinha restrição e ela apresentou a caixa e a nota fiscal, falando que tinha comprado esse telefone na operadora. Então nós achamos estranho e começamos a aprofundar a investigação. Verificamos que, na época, existiu um gerente dessa operadora que recebia dois celulares por ano em regime de comodato, um celular funcional e um celular particular. Ele fazia o seguro de um desses aparelhos e, logo em seguida, registrava um boletim de ocorrência de roubo, justamente, com intuito de receber o seguro. Então, ele ganhava 3 vezes, ganhava o celular da operadora, da seguradora e, também, da pessoa para quem ele revendia o celular”, explicou o delegado Matheus Zanatta.

Rapidinhas

Ex-gerente cometeu uma série de crimes

No decorrer da investigação, a Superintendência de Operações Integradas identificou que o ex-gerente da TIM recebeu seguros de outros 4 celulares. Outro fato que chamou a atenção foi que os boletins da narravam os fatos idênticos. Além disso, ele gerou uma nota fiscal da própria operadora para juntar na apólice do seguro e logo depois cancelou essa nota fiscal.

Em razão disso, Francisco Pereira dos Santos teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário, em razão dos crimes de estelionato, falsidade de documentação e falsa comunicação de crime.

PP faz convenção no sábado para homologar candidatura de Francisco Emanuel

O pré-candidato à Prefeitura de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas) realiza no próximo sábado convenção partidária, que acontecerá no Estádio Municipal Mão Santa.

Foto: Reprodução/InstagramFrancisco Emanuel
Francisco Emanuel

Ligado ao grupo do atual prefeito Mão Santa, Francisco Emanuel anunciou o médico Darllan Barros (Progressistas) como seu vice a pouco dias da convenção. Ele tem sido apontado com favoritismo no pleito em Parnaíba, que tem como forte candidato Dr. Hélio, apoiado pelo governador Rafael Fonteles.

Lucicleide Belo toma posse como desembargadora no TJ-PI nesta quinta

Toma posse logo mais, às 18h, no Tribunal de Justiça do Piauí, a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, eleita para o cargo em junho. A solenidade ocorrerá no novo prédio do Palácio da Justiça, localizado no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1Lucicleide Belo é a quarta desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí
Lucicleide Belo é a quarta desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí

Lucicleide Belo foi eleita no dia 14 de junho, em um pleito histórico, que destinou a primeira vaga exclusivamente a mulheres no TJ-PI, segundo as novas regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preveem ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário.

DNIT entrega obra do rebaixamento da Avenida João XXIII no aniversário de Teresina

Está programada para o próximo dia 16 de agosto a inauguração do rebaixamento da Avenida João XXIII na Ladeira do Uruguai, zona leste de Teresina. A informação foi confirmada pelo superintendente do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos.

Foto: Divulgação/AscomObra de rebaixamento da Avenida João XXIII na Ladeira do Uruguai
Obra de rebaixamento da Avenida João XXIII na Ladeira do Uruguai

A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada ainda no ano de 2022, orçada em mais de R$ 40 milhões.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.