Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Vanessa Tapety assume mandato de deputada na Assembleia Legislativa

Para abrir espaço, Tiago Vasconcelos, que assumiu o mandato de deputado ontem, se licencia hoje.

A Assembleia Legislativa do Piauí empossará logo mais, às 10h, a mais nova ocupante da cadeira de deputada estadual. Vanessa Tapety (MDB) deixa a condição de quarta suplente para assumir o lugar de Tiago Vasconcelos, que tomou posse ontem na vaga deixada pela deputada Ana Paula, mas hoje ainda se licencia para retornar à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL).

A dança das cadeiras possui várias nuances, que se encaixam no objetivo político de cada um dos personagens. Com o licenciamento de Ana Paula do mandato, ela abre espaço para pavimentar a campanha do filho, se dedicando ao projeto de eleição de Daniel Carvalho à Câmara Municipal de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1Vanessa Tapety será vice de Dr. Pessoa
Vanessa Tapety

Daniel Carvalho, por sinal, já foi diretor da Escola Piauiense de Trânsito, secretário estadual de Assistência Social, presidente do Fórum de Inclusão e Acessibilidade do Piauí, superintendente de Intermediação de Mão-de-Obra na SASC, superintendente do SINE e, mais recentemente, assumiu a SAAD-Norte de Teresina.

Tiago Vasconcelos se licencia do mandato


Para abrir espaço para Vanessa Tapety, Tiago Vasconcelos, que assumiu o mandato de deputado nessa quarta, se licencia do cargo hoje, retorna para a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), deixando o caminho aberto para a jovem deputada, com raízes na primeira Capital do Piauí, Oeiras.

Com 11.769 votos nas eleições de 2022, Vanessa Tapety é a quarta suplente da legenda atrás de Simone Pereira e Ziza Carvalho e Tiago Vasconcelos.

Rapidinhas

Eleições municipais vão afetar diretamente na Alepi

A ida de Tiago Vasconcelos à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL) é um caminho com volta programada para a Assembleia Legislativa do Piauí. Os acertos contam com a chancela do governador Rafael Fonteles (PT) que já está apalavrado com Vasconcelos para que ele retorne ao parlamento estadual após as eleições deste ano. O arranjo está ancorado nas chances reais de vitória de Pablo Santos, em Picos. O deputado emedebista tem pavimentado sua campanha de eleição em Picos, de modo que tem sido bem recebido pela população.

Foto: Alef Leão/GP1Secretário Tiago Vasconcelos
Secretário Tiago Vasconcelos

Aposta de Rafael Fonteles

Pablo Santos, sem titubear, é para o governador Rafael Fonteles aquele tipo de aposta que se faz de olhos fechados, com chances remotas de erro. No último levantamento feito com 500 eleitores de Picos, Pablo Santos (MDB) tem 73% dos votos válidos, deixando para trás o candidato do Progressistas e atual prefeito, Gil Paraibano. E tem sido assim desde as primeiras pesquisas de intenções de votos no município. O movimento de crescimento de Pablo Santos permanece constante.

Justiça concede liberdade provisória a acusado de forjar próprio sequestro

O juiz Caio Emanuel Severiano Santos e Sousa homologou o flagrante do motorista de caminhão, identificado como Paulo Henrique Ferreira da Silva, que havia sido preso na manhã dessa terça-feira (23), juntamente com outros dois comparsas, acusado de forjar o próprio sequestro para a empresa do ramo de medicamento onde trabalhava.

Foto: Divulgação/PM-PIMotorista e dois comparsas presos pela PM de Parnaíba
Motorista e dois comparsas presos pela PM de Parnaíba

Na mesma decisão, o juiz reconheceu o flagrante, concedeu liberdade provisória, com a adoção de medidas cautelares diversas da prisão, tais como: comparecimento periódico em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; proibição de acesso ou frequência a determinados lugares quando, por circunstâncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infrações; proibição de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstâncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; proibição de ausentar-se da Comarca quando a permanência seja conveniente ou necessária para a investigação ou instrução e recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residência e trabalho fixos.

Motorista alegou que estava em boca de fumo e pediu dinheiro ao patrão

Como justificativa para o crime de tentativa de estelionato, Paulo Henrique Ferreira da Silva esclareceu em juízo que não reteve a carga do patrão e que deixou o caminhão da empresa no depósito, porém, admitiu que estava em uma boca de fumo e precisava de dinheiro adiantado para ser descontado em seu salário, tendo em vista que precisava pagar o entorpecente que havia consumido (crack).

Sinpolpi se reúne com auditores do TCE e discute lei da paridade

O diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI), Petrônio Portela, acompanhado pelo advogado Itallo Coutinho, participaram de uma reunião com os auditores da Diretoria de Assuntos Previdenciários do Tribunal de Contas do Estado, que teve como foco a aplicação do tema 1019 do Supremo Tribunal Federal (STF) relativo à aposentadoria dos policiais civis.

Foto: Divulgação/AscomReunião ocorreu nessa segunda-feira no TCE-PI
Reunião ocorreu nessa segunda-feira no TCE-PI

Durante a reunião, foi destacada a relevância da Lei Complementar n° 107 de 2008, que estabelece o regime de subsídio dos policiais civis no Piauí. Em seu artigo 6°, a lei assegura a paridade, alinhando-se integralmente ao entendimento consolidado pelo STF.

Este reconhecimento é crucial para garantir os direitos previdenciários dos policiais civis piauienses.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.