O empresário Rovilio Mascarello, proprietário da Fazenda Mundo Novo, localizada entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Manoel Emídio, é alvo de inquérito policial que apura o crime de desmatamento ilegal de uma área total de 1.431,70 hectares da Mata Atlântica.
Provocada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH-PI), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente realizou uma inspeção no local com auditores da referida secretaria, no último dia 07 de maio de 2024, ocasião em que ficou comprovado o desmatamento ilegal numa área total de 1.431,70 hectares, dos quais 305,27 hectares foi praticado em área de reserva legal e 336,27 hectares em área de Mata Atlântica, conforme relatórios de fiscalização.
A Coluna apurou que diante dos fatos, os auditores ambientais da SEMARH aplicaram multas ambientais, bem como procederam à apreensão administrativa de dois tratores de esteira, usados na prática delituosa.
Terras pertencem ao Estado do Piauí
Após a verificada a ocorrência de desmatamento ilegal, a autoridade policial solicitou informações sobre a situação fundiária da área territorial desmatada, junto ao Instituto de Terras do Piauí, e restou comprovado que as terras pertencem ao Estado do Piauí, ou seja, trata-se de terra de domínio público.
Rapidinhas
Gerente da fazenda Mundo Novo é alvo de investigação
Após visita in loco da Polícia Civil, funcionários que se encontravam no local informaram que haviam sido contratados pela pessoa de nome Juvenal Moreira Duarte, o qual já responde a processo criminal pela prática dos crimes de dano qualificado com emprego de substância inflamável, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e crime de organização criminosa, fatos ocorridos na fazenda Mundo Novo e em trâmite nessa Comarca de Cristino Castro-PI.
Prefeito Dr. Pessoa vai definir nome de vice na abertura das convenções
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), está afunilando o canal de diálogo para escolha do nome que será levado à vice em sua chapa. E o prazo para a definição deverá ocorrer já na abertura do período das convenções partidárias, que têm início em 20 de julho e ficam abertas até o dia 05 de agosto.
Três mulheres foram citadas
Até o momento, três nomes foram lançados: a jornalista Ana Célia Aragão, a advogada Dalva Fernandes e a empresária Cláudia Claudino, porém, prega batido e ponta virada nada. No final da semana passada o Avante colocou o nome de Dalva Fernandes à disposição e aguarda uma posição do chefe do executivo municipal para escolher ou não a indicação da sigla, que é da base de sustentação do governo municipal.
Encontro do PL Mulher rendeu muito pouco
O encontro do PL Mulher, que ocorreu no último sábado (15), no Blue Tree Towers, em Teresina-PI, rendeu muito pouco do que se esperava para a visita da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na capital piauiense.
Se não fosse a articulação do vereador Luís André, que conseguiu sozinho levar a metade do público que esteve presente no evento de sábado, o encontro seria frustrado em função da mobilização pífia da empresária Gessy Lima, presidente do PL Mulher no PIauí.
Iracema Portela e Eliane Nogueira não participaram do evento
Iracema Portella e Eliane Nogueira, ex-senadora, por sinal, não foram bem recepcionadas, inclusive, Iracema teve que assinar um papel se identificando. Elas foram apenas no primeiro dia de evento, um jantar restrito, mas no segundo dia, nem Iracema, tampouco Eliane Nogueira compareceram.
Os bolsonaristas reclamaram, sobretudo, da falta de mobilização de Gessy Lima. A expectativa inicial era de que o evento com Michelle Bolsonaro fosse realizado em um local amplo, mas com a perspectiva que se confirmou da pouca presença de lideranças ligadas à Direita, o ato foi promovido em um espaço bem menor.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |