A esposa do promotor de Justiça Elói Júnior, Verônica Soares Leitão de Sousa, atualmente, ocupa cargo de secretária municipal de finanças do município de Barro Duro, que tem como prefeito Elói Pereira de Sousa, pai do membro do Ministério Público do Piauí, alvo de Procedimento Investigativo Criminal instaurado pelo subprocurador de Justiça jurídico, João Malato Neto.
A nomeação de Verônica Soares Leitão de Sousa, segundo a subprocuradoria de Justiça, se deu em clara "facilidade do membro do Ministério Público em comandar, exercer poder de decisão e influenciar na gestão administrativa da prefeitura de Barro Duro”, fato que já vem se desenhando desde o início do mandato do prefeito Elói Pereira de Sousa.
O caso foi parar no Conselho Superior do Ministério Público que no entendimento da maioria dos membros, em sede de julgamento de Processo Administrativo Disciplinhar, não vislumbrou qualquer gerência do promotor Elói Júnior na indicação de sua esposa para o cargo. “Assim, apenas o fato de ser sua esposa não pode gerar uma conclusão automática de gerência na nomeação ou facilidade de influenciar na gestão administrativa, não se pode, por conseguinte, tirar conclusões precipitadas ou fazer julgamentos definitivos, sem provas sólidas e convincentes de que o promotor processado tenha cometido a falta administrativa”, diz trecho do julgamento.
Rapidinhas
Conflitos de Interesse
Essa situação pode levantar preocupações éticas e potenciais conflitos de interesse. A esposa de um promotor de Justiça ocupar o cargo de secretária de Finanças em um município cujo prefeito é o pai desse promotor pode gerar questionamentos sobre imparcialidade e influência indevida.
A independência de um promotor de Justiça é fundamental para garantir que a justiça seja feita de forma imparcial e sem interferências externas.
Wellington Dias 'cala' adversários
Contraponto o que vem sendo falado nos bastidores pelos adversários, de que estaria sendo excluído das agendas políticas de Teresina, o ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias (PT), esteve presente no evento liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI) e pelo pré-candidato a prefeito, deputado estadual Fábio Novo (PT), no último sábado (04), no Atlantic City. 'Calando' os opositores, Wellington subiu ao palanque de Fábio e fez uma calorosa defesa em favor do companheiro de partido.
Novo vereador de Teresina
A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra, da 1ª Zona Eleitoral do Piauí, marcou audiência para a próxima quinta-feira (09) para divulgar quem vai ocupar a vaga deixada por Leonardo Eulálio, que teve o mandato cassado. A decisão é consequência da cassação da chapa do Partido Liberal na capital piauiense, por suposta fraude na cota de gênero, por decisão monocrática da ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, está previsto o recálculo do quociente eleitoral e partidário para determinar quem ocupará a cadeira do vereador.
Cabe recurso
Em nota, o vereador Leonardo Eulálio afirmou que irá recorrer da decisão e destacou que a chapa da legenda foi formada com ética. Ele também reiterou que continua elegível, ou seja, seus direitos políticos permanecem intactos.
Presos com R$ 133 milhões em drogas
A Coluna obteve, com exclusividade, o nome dos dois presos em flagrante com uma carga de cocaína avaliada em cerca de R$ 133 milhões. São eles Paulo Cezar Gonçalves e Raduan Alves da Silva, que foram presos durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Picos.
Os suspeitos se deslocavam na BR 020 em uma carreta que transportava 675 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base da mesma droga.
Maior apreensão da PRF neste ano
Questionados durante a abordagem, os presos disseram que haviam saído do município de Sinop, no Mato Grosso, com destino a cidade de Russas, no Ceará. Essa foi a maior apreensão de cocaína realizada pela PRF neste ano. A Coluna parabeniza o excelente trabalho da Polícia Rodoviária Federal.
Polícia acredita que empresário foi executado
A Polícia Civil trata como uma execução a morte do proprietário de um parque de vaquejada, Raimundo Pereira de Lima Filho, de 52 anos, ocorrida na manhã desta segunda-feira (06) em Campo Maior. A vítima, que é natural do estado do Ceará, residia há mais de 30 anos em Campo Maior.
Segundo apurado pela Coluna, no passado, a vítima foi suspeita de participação em um homicídio em seu estado de origem, o que o levou a se mudar para o Piauí.
Prisões de dois suspeitos
Logo após o crime, a PM efetuou a prisão de dois indivíduos que recentemente haviam tido uma briga com a vítima. Houve uma discussão entre eles, chegando às vias de fato, resultando em agressão física. Esses dois indivíduos, que têm passagem pela polícia, são vizinhos dele e moram próximo ao parque de vaquejada.
Tratam-se dos irmãos Cebim e Maradona. Inclusive, um deles saiu há pouco tempo do sistema prisional e estava usando uma tornozeleira.
Delegado vai ouvi-los
Em ato contínuo, a Polícia Civil está averiguando a possível participação deles, fazendo o monitoramento da tornozeleira. À Polícia Militar coube fazer a condução assim que tomou conhecimento da suspeita de participação dos irmãos no crime. Nos próximos dia haverá maiores detalhes a respeito desse caso, que intrigou a população de Campo Maior.
Festival de Inverno de Pedro II
Na próxima sexta-feira (10), o Governo do Estado vai anunciar, oficialmente, as atrações nacionais do Festival de Inverno de Pedro II. Nomes como Maria Gadu, Maneva e Ritchie, embora não tenham sido confirmados oficialmente, já constam na 18ª edição do evento.
Outros artistas como Capital Inicial, Ana Carolina e Paulo Ricardo também deverão ser anunciados, fechando a programação do evento, que ocorrerá de 30 de maio a 02 de junho na Suíça piauiense.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |