Um homem de 64 anos ficou surpreso ao notar que sua língua adquiriu uma aparência verde e peluda. Os médicos do Wright-Patterson Medical Center, em Ohio, nos Estados Unidos, foram surpreendidos pelas condições anormais da língua desse fumante.
O indivíduo buscou atendimento médico duas semanas depois de perceber a aparência bizarra. O caso foi estudado e publicado na revista científica New England Journal of Medicine, nesta quinta-feira (06). O estudo revelou que a língua verde e peluda foi causada principalmente pela má higiene bucal do paciente, que resultou em língua villosa, como é conhecida a doença.
Devido ao acúmulo de sujeira, as células mortas se depositam no lugar das papilas gustativas, resultando na aparência cabeluda. Outro fator descoberto foi o fato de o homem norte-americano fumar há anos e ter tomado um antibiótico para tratar um problema gengival duas semanas antes do desenvolvimento da língua villosa.
Os especialistas recomendaram ao paciente que melhorasse sua higiene bucal e que parasse de fumar como parte do tratamento. “O paciente foi aconselhado a escovar cuidadosamente a região, quatro vezes por dia, e a parar de fumar. No retorno de seis meses, a língua já tinha voltado ao normal, apesar de ele não ter abandonado o cigarro”, relataram os médicos no artigo publicado na revista científica.
Ver todos os comentários | 0 |