A TV GP1 dá continuidade a sequência de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal. A entrevistada desta quinta-feira (22), é a candidata Naiara Moraes, do MDB, que neste ano disputa o pleito para o cargo de deputada estadual.
Durante a entrevista exclusiva concedida para a TV GP1, a candidata elencou suas propostas para o estado do Piauí e afirmou que dentre os projetos que implementará, caso eleita para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), é a criação de um bilhete único intermunicipal para os transportes coletivos no estado do Piauí, como solução para a crise nos transportes públicos. Ela ainda destacou que pretende adotar um mandato participativo e investir emendas parlamentares, prioritariamente, nas áreas da educação, saúde e segurança no Piauí.
Leia a entrevista completa:
Candidata, para começar, por que a senhora almeja ser eleita deputada estadual e quais serão as principais bandeiras que pretende defender na Assembleia Legislativa do Piauí caso eleita?
Bom, as pessoas de um modo em geral estão muito descrentes em relação a política. A gente vai caminhando, vai conversando com as pessoas, andando nas cidades, andando nos bairros, e vendo a necessidade de termos pessoas de boa fé, novas opções, engajadas, então estou dentro dessa dinâmica, me colocando nesse processo para vencer essas barreiras e colocar o nosso nome e a nossa disposição de trabalho na Assembleia Legislativa. Eu penso que a gente vai rompendo aí diversas bolhas em relação a nossa participação dentro do processo eleitoral, primeiro por ser mulher, apesar de nós sermos maioria em relação a quantidade de pessoas que votam hoje no Brasil, é a primeira eleição onde as mulheres estão na frente em todas as faixas etárias, a gente tem uma dificuldade de ter um quantitativo de mulheres eleitas. Então, a gente precisa vencer essa barreira e a gente coloca o nome a disposição para fazer essa diferença na representatividade feminina.
Candidata Naiara Morais, pegando o gancho da sua resposta, a gente sabe que a senhora é um rosto que tornou-se ainda mais conhecido pela população ao representar os empresários na disputa judicial com a Prefeitura de Teresina sobre a crise nos transportes públicos. A senhora acredita que qual foi o impacto que isso teve na sua campanha? A senhora acredita que foi benéfico ou que foi prejudicial?
Bom, a bandeira dos transportes a gente percebe da necessidade de levantá-la especialmente porque as pessoas de um modo geral elas estão tendo o acesso as outras políticas públicas inclusive impedidos pela falta de transporte. Então, é uma bandeira que se agrega a nossa campanha de uma forma muito positiva. A gente chega nos bairros, chega nas cidades e as pessoas reconhecem, as pessoas: “olha doutora, eu lembro da senhora lá da televisão, dessas lutas, gostei da sua posição”. Não é porque a gente está representando como advogadas, como profissional, um determinado lado que a gente não está compromissado com a verdade. Então, nós estamos com o compromisso na pauta dos transportes para fazer avançar, melhorar o transporte em nossa capital e também o transporte em todo o estado do Piauí. Nós temos uma proposta em relação ao bilhete único intermunicipal para ser implantado na região da grande Teresina, então as pessoas que vêm das cidades satélites, elas vão poder vir para a capital e elas vão poder colocar toda a questão toda a questão da mobilidade em vários outros modais, por exemplo, você que vier de José de Freitas aqui para Teresina, você vai pagar só o bilhete único, e a gente se compromete em colocar esse projeto de lei e fazer com que o Governo do Estado tenha um compromisso em relação ao valor do transporte, porque tem que ser mais barato e também tem que ter mais qualidade.
Candidata, agora o assunto é educação. Várias escolas espalhadas pelo Piauí estão sucateadas e sem a condição de receber alunos. Desse modo, caso eleita, quais ações a senhora pretende realizar para ajudar a reestruturar a educação no estado?
A educação é uma bandeira que faz parte de mim, como professora universitária, como alguém que sempre teve uma dedicação para o ensino, de forma muito específica o ensino universitário, mas a gente sabe porque a gente é mãe, a gente tem crianças na nossa família e a gente sabe dessa necessidade de acompanhamento da educação básica, do ensino médio, então há um compromisso e sensibilidade da nossa parte para fazer avançar e melhorar a educação no nosso estado, e aí eu vou fazer um destaque para você, porque como alguém que pretende renovar a Assembleia, as práticas também tem que ser diferenciadas, a gente vai ter um gabinete participativo, está lá dentro das nossas propostas. Quando a gente estiver na Assembleia, aquele que nos acompanham, toda a sociedade piauiense e teresinense, vai ter transparência em relação as emendas parlamentares que nós vamos destinar. É claro que a gente tem as nossas bandeiras, a gente tem a bandeira da educação, a gente tem da mulher, a gente tem a bandeira do transporte, mas a gente vai querer um mandato participativo, porque se você observar e assim, eu faço uma reflexão também nesse sentido, para você que está acompanhando aqui a nossa entrevista, você sabe para onde é que está indo as emendas dos deputados que você já elegeu? Será que isso é transparente? acredito que não, então a gente tem um compromisso de transparência, vamos abrir um edital público, e aí é a própria população que vai dizer para onde é que a Naiara, deputada estadual, vai destinar os recursos. A partir disso, nós vamos ter com certeza mais emendas e verbas destinadas à educação, e destinadas também a todas as áreas que são as bandeiras que nós encampamos na nossa campanha.
Candidata, agora entrando na esfera da segurança pública, é perceptível que a segurança no estado tem uma deficiência, então caso eleita, quais principais pontos a senhora identifica que precisam ser melhorados e como pretende fazer isso?
Como servidora concursada do Governo do Estado eu sei a importância que nós temos de implementar mais concursos públicas, e como deputada, nós vamos cobrar, vamos fiscalizar, nós vamos requerer que o governo do estado realize mais concursos públicos. A área de segurança é uma área prioritária. É preciso multiplicar a quantidade de policiais militares, é preciso fortalecer não só com recursos, mas também com profissionais capacitados que estejam no dia-a-dia da nossa sociedade fazendo a segurança. Então, tem o nosso compromisso, é uma bandeira que nós carregamos também e sabemos da necessidade de que o Governo do Estado realize essas ações.
Candidata, agora falando em saúde pública, dentre os grandes problemas enfrentados no estado do Piauí, estão a falta de equipamentos, de medicamentos e até de profissionais nos hospitais regionais. Caso eleita, quais projetos a senhora tem para melhorar a saúde pública no Piauí?
Primeiro é um compromisso de luta, pela bandeira da saúde, de fiscalização do poder executivo, para que os recursos, eles sejam efetivamente destinados e bem gastos. Eu que como advogada, atuo na pauta municipalista, eu sei da dificuldade que os municípios tem na implementação das políticas de saúde, e a gente se coloca como um nome que tem sensibilidade, como uma mulher que entende da pauta para colocar representatividade necessária para a gente ter não só ações, projetos, mas verbas colocadas na prática para fazer a diferença na vida das pessoas.
Considerações finais da candidata:
Eu fico muito feliz com a oportunidade de estar aqui conversando com todas e todos. Quero dizer que nossa bandeira é inclusiva, eu que estive na Parada da Diversidade, que sei da necessidade que a gente tem também de ter um olhar atento as políticas públicas de inclusão, me coloco a disposição para fazer diferente, para colocar toda essa nossa motivação, essa nossa alegria, porque quem conhece a gente sabe, que uma coisa que a gente carrega é disposição para o trabalho, é alegria, é esperança de construção de um futuro melhor, que é o que nós vamos fazer estando eleita deputada estadual, e claro, a gente coloca nosso nome a disposição, pede voto com o número 15456, é Naiara Moraes a mulher dos transportes, é a Naiara Moraes integrante do Time do Povo, é a Naiara Moraes que quer fazer a diferença para sensibilizar a política em uma nova realidade, e também para alcançar resultados efetivos, que mudem a vida das pessoas e que melhorem, que traga algo melhor a todos.
Ver todos os comentários | 0 |