A Semcaspi, por meio de nota, esclareceu que vai reiniciar os pagamentos de aluguéis e destacou que não há ordens de despejos que possam atingir os moradores.
O objetivo foi discutir sobre o que causou a tragédia, assim como estratégias para que a situação se repita e sobre o apoio para famílias afetadas. A audiência foi solicitada por Henrique Pir
O mês de abril foi um dos mais chuvosos, sendo que somente em cinco dias não ocorreram chuvas. O volume de chuva dos 4 primeiros meses do ano, correspondeu a 84% do esperado no ano todo.
A data para a audiência pública ainda não foi definida, mas os parlamentares pretendem discutir as causas do acidente, responsabilizar os culpados e ajudar as vítimas a reconstruir as casas.
“Isso levanta a nossa esperança, confirma em nós que nós não somos derrotistas, mas acreditamos na vitória, no milagre da solidariedade [...]" diz Dom Jacinto.
“Nós fizemos essa campanha na comunidade para arrecadar alimentos, roupas, o que fosse preciso para levar paras as vítimas do Parque Rodoviário ”, relatou o presidente da AMORPPAM, Marcus Vin
"Firmino faz uma administração desastrosa e irresponsável, fazendo uma reforma que é política e não administrativa. Ele só pensa em 2020 e 2022 e menos no povo", disse o vereador.
Das 94 famílias desabrigadas, 38 já estão acolhidas em casa de parentes, amigos e vizinhos, que receberão o aluguel solidário por parte da Prefeitura, mas todas serão beneficiadas.
A promotora Myrian Lago expediu recomendação, nesta sexta-feira (05), para que o prefeito providencie a remoção, em caráter de urgência, dos moradores.
O governador informou que 15 municípios já decretaram estado de emergência devido aos problemas causados pelo grande volume de chuva que têm caído todos os dias.
A reportagem percorreu o caminho feito pela água desde o ponto de contensão que rompeu até a chegada nas residências. A força da água destruiu tudo que estava pela frente.
Elmano, que já foi prefeito da capital, disse que contatou Firmino Filho (PSDB) e se colocou à disposição para ajudar as vítimas e intermediar medidas junto ao Governo Federal.
Fotos registradas pelo GP1 mostram a proporção da tragédia ocorrida. Na manhã dessa sexta-feira (5), muitos moradores tentam salvar o máximo de objetos possíveis após a destruição.
O Banco de Alimentos da Nova Ceasa, na Avenida Henry Wall de Carvalho, no Parque São João, será ponto de coleta de alimentos, material de higiene e roupas para as vítimas da tragédia.
“Estamos arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, redes, colchões. Tudo o que aquelas famílias perderam, nós queremos ajudar a restituir", declarou Hedina Oliveira.
“O governador está viajando e quando chegar deve visitar os locais atingidos. Ainda não temos previsão do horário que ele vai chegar, mas, logo que definirmos vamos informar”, disse a assesso
Estão participando das ações no Parque Rodoviário, equipes do Corpo de Bombeiros, Cepisa, Samu, Policia Militar, Defesa Civil e da Prefeitura de Teresina.