O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o apoio à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para disputar a Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito nesse sábado (05), durante congresso do PT na capital paulista.
Durante discurso, Boulos enalteceu a gestão petista em São Paulo, e não deixou de tecer elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, afirmou ter orgulho do trabalho desempenhado por ele junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) nos últimos 20 anos.
Na oportunidade, Boulos também aproveitou para criticar o atual gestor do município, Ricardo Nunes (MDB), que busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para reeleição. “Bate uma tristeza a gente ver essa cidade tão grande, com tantas virtudes, com tanta história, abandonada como ela está hoje, sem comando, à deriva. Quem anda por São Paulo hoje tem um sentimento de insegurança, de caos. Não tem o básico de zeladoria, as pessoas jogadas nas calçadas, debaixo de viadutos, a maior população de rua da história”, criticou o pré-candidato.
Eleições de 2020
O apoio petista à Boulos é justificado especialmente pelo desempenho do candidato na disputa para a prefeitura da capital paulista em 2020, quando foi para o segundo turno contra o ex-prefeito Bruno Covas.
Nesse mesmo pleito, o candidato do PT, deputado Jilmar Tatto, ficou em sexto lugar. O resultado demonstrou que foi o pior desempenho da sigla na cidade. Segundo a presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), a decisão “foi uma questão de conjuntura”.
Acordo entre Lula e Boulos
Antes de conquistar apoio do PT, Guilherme Boulos entrou em acordo com o presidente Lula. Em 2022, os dois acordaram que o deputado do PSOL desistiria da candidatura para o Governo do Estado e apoiasse o candidato do PT, Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda.
Ver todos os comentários | 0 |