Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde levantados entre janeiro e outubro de 2022 apontam que, no Piauí, 7,31% dos adolescentes, acompanhados pela Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentam obesidade.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) reconhece a obesidade como um problema de saúde pública. Enfermidades observadas em idosos, como hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer, já estão sendo identificadas em crianças e adolescentes, devido ao excesso de peso e hábitos de vida pouco saudáveis.
Conforme o Ministério da Saúde, dos adolescentes e jovens brasileiros entre 10 e 19 anos, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 9,83% são obesos. No Piauí, além dos obesos, 16,99% possuem sobrepeso e 1,34% já têm obesidade grave.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do SUS e proporciona acolhimento e cuidado individual e coletivo de crianças e adolescentes, além de ser um espaço para as ações de promoção da saúde e prevenção de sobrepeso e obesidade.
Ver todos os comentários | 0 |