Em entrevista ao GP1 na noite deste sábado (1), o governador Wellington Dias (PT) informou que o Consórcio Nordeste vai continuar tentando viabilizar a aprovação da vacina Sputnik V. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou no último dia 26 a importação do imunizante russo contra a covid-19.
“O Instituto Gamaleya, que é desenvolvedora e cuida da parte da vacina, está cuidando dos pontos que dizem respeito à aprovação e o Ministério da Saúde da Rússia apresentará estudos dos resultados pós-vacina para milhões de pessoas na Rússia, Argentina, México e Hungria, sobre segurança e eficácia na imunização”, afirmou.
Ainda conforme o governador, o Consórcio Nordeste também vai apresentar os documentos que comprovam a eficácia do imunizante ao Supremo Tribunal Federal (STF) e na CPI da Covid.
“O Comitê Científico do Nordeste e cientistas do Brasil também estão se posicionando. E vamos apresentar também esta documentação para o STF na ação que já tramita e ainda para CPI que vai tratar do tema da vacina”, finalizou.
Falhas técnicas
A Anvisa negou no último dia 26 o pedido de 10 estados brasileiros, dentre eles o Piauí, de importar a vacina russa. As áreas técnicas de gerência de medicamentos, produtos biológicos, fiscalização e monitoramento defenderam a não autorização da importação e apontaram falhas nos estudos e processos produtivos da vacina.
Ver todos os comentários | 0 |