Fechar
GP1

Saúde

Piauí vai ofertar 70 exames de DNA gratuitos por mês

A conquista foi uma parceria da Sesapi com o Ministério Público do Piauí.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) firmaram uma parceria para a realização de exames gratuitos de DNA para a população carente do Estado.

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura e o secretário de Saúde, Francisco Costa, assinaram ontem (01) um termo de cooperação técnica com o intuito de dar assistência à procedimentos investigativos de paternidade, que antes, eram feitos apenas através de solicitação da Defensoria Pública Estadual.

Imagem: Divulgação/MP-PISesapi e MPE firmam parceria(Imagem:Reprodução/MP-PI)Sesapi e MPE firmam parceria
Serão disponibilizados 20 exames por mês para serem realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), somado a demanda já existente da Defensoria, equivalente a 50. Agora, o Piauí passa a ofertar de forma gratuita, 70 testes mensais. “Com isso, passaremos a eliminar parte da burocracia, agilizando o trâmite nesses processos judiciais, o que fortalece a relação entre a Secretaria e o Ministério Público em benefício da população carente”, afirmou o secretário.

Vale ressaltar que os gestores dos municípios devem promover treinamento aos profissionais de saúde para proceder na coleta das amostras, intermediados pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ).

Por conta do pacto, as Promotorias de Justiça que atuam na defesa da infância e da juventude, poderão encaminhar os exames ao LACEN. O Ministério Público, por meio da Lei Federal n? 8.560/1992, possui legitimidade para conduzir as investigações.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.