Fechar
GP1

Saúde

Governo do Piauí inaugura Unidade de Telemedicina no HGV

Foram investidos recursos na ordem de R$ 100 mil reais para implantação desse projeto no Hospital Getúlio Vargas.

Na manhã desta segunda-feira (23), foi inaugurado a Unidade de Telemedicina professor Arimatéa Santos, no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O projeto é uma realização da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e tem como objetivo promover a integração entre as diversas instituições por intermédio de videoconferências e telesaúde. O Secretário de Estado de Saúde do Piauí, Francisco Costa, participou do lançamento, que contou também com a presença de diversos profissionais de saúde.

Imagem: Priscila Caldas/GP1Lançamento da Unidade de Telemedicina professor Arimatéa Santos(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Lançamento da Unidade de Telemedicina professor Arimatéa Santos
Para o Coordenador Nacional da Rute, professor Luiz Ary Messina, o Hospital Getúlio Vargas poderá fazer parcerias com órgãos públicos e executivos, a fim do projeto de telemedicina ter um destaque especial na área de saúde do Piauí.

“Como o HGV é referência no Estado, com a prática da telemedicina e da telesaúde, os profissionais poderão participar de sessões nacionais, e como temos em média três sessões cientificas diárias, os profissionais de saúde poderão contribuir e participar de modo eficiente”, afirmou.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Coordenador Nacional da Rute, professor Luiz Ary Messina(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Coordenador Nacional da Rute, professor Luiz Ary Messina
“São mais de cinquenta grupos de interesse especial, e no caso do HGV, poderá também haver parceria da Sesapi com Secretarias Municipais a fim de executar um atendimento a distância, que poderá dar uma assistência aos profissionais de saúde que estão nas pontas extremas do Estado e às vezes tem dúvida de como proceder com o atendimento a alguns pacientes, então dessa forma, tanto os profissionais de saúde, como os pacientes poderão se beneficiar por esses profissionais”, complementou.

A Secretaria de Estado de Saúde poderá fazer parceria com Secretarias Municipais e instituições de ensino no Piauí para que essa capacitação, a começar pelo Hospital Getúlio Vargas, possa chegar a todos os munícipios que necessitem de uma capacitação permanente a distância por especialistas.

O Secretário de Saúde, Francisco Costa, destacou como o projeto pode ser útil para pacientes piauienses. “Com esse instrumento ganharemos muito em qualidade nas unidades terapêuticas aplicadas em vários hospitais do Piauí. É uma forma de propagar conhecimento, utilizando a tecnologia e assim conseguir uma abrangência melhor”, pontuou.

Imagem: Priscila Caldas/GP1Secretário de Saúde do Piauí, Francisco Santos(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Secretário de Saúde do Piauí, Francisco Santos
A Unidade de Telemedicina já está em funcionamento no HGV. Já houve interação com outros membros que compõem a RUTE em diversos Estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia e Paraná.

Arimatea Santos, que foi homenageado com o nome da unidade de telemedicina, foi professor titular de ginecologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e um dos fundadores do curso de medicina no Estado. Foram investidos recursos na ordem de R$ 100 mil reais para implantação desse projeto no Hospital Getúlio Vargas.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Ita Santos, esposa de Arimatéa Santos, participou da solenidade(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Ita Santos, esposa de Arimatéa Santos, participou da solenidade

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Imagem: Priscila Caldas/GP1Solenidade de lançamento da Unidade de Telemedicina professor Arimatéa Santos(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Solenidade de lançamento da Unidade de Telemedicina professor Arimatéa Santos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.