Pelo menos 74 municípios de Goiás registaram surto da Doença Diarreia Aguda (DDA), segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta segunda-feira (26).

Ainda conforme o órgão do Governo de Goiás, o estado já contabiliza 160,4 mil casos isolados da doença neste ano. Antes da última atualização, os surtos eram registrados em apenas 16 cidades.

Os surtos estão sendo investigados, com testes em andamento, e as principais causas são rotavírus/norovírus, de forma geral, em vários municípios, e contaminação da água de poços particulares, principalmente no município de Campos Belos, com presença da bactéria Escherichia coli (E. coli).

Em relação à cobertura vacinal contra o rotavírus, o estado de Goiás registrou, para menor de 1 ano de idade, 81,17% em 2023 e 80,62% em 2024, de janeiro a julho.

Prevenção

A Doença Diarreia Aguda pode ser prevenida e controlada com medidas simples e também com a garantia de saneamento básico nos bairros. Entre as principais formas de prevenção, estão: lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro; consumir água tratada e alimentos bem cozidos; manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos; e buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.