Autoridades sanitárias da Argentina colocaram em quarentena um navio que saiu do Brasil depois que um dos tripulantes apresentou sintomas compatíveis com mpox. Ele tem lesões cutâneas de forma predominante no tronco e no rosto e foi isolado do restante da tripulação.

Segundo o Ministério da Saúde da Argentina, a embarcação, com bandeira da Libéria, saiu da cidade de Santos (SP) e tinha como destino o Porto Sn Lorenzo, em Santa Fé.

Foto: Debora Ferreira Barreto Vieira/IOC/Fiocruz
Vírus MPXV, causador da doença mpox

Diante da suspeita, foi ativado protocolo de emergência em saúde pública de importância internacional e ninguém poderá deixar a embarcação, apenas equipes sanitárias podendo embarcar.

“Equipes da Vigilância Sanitária de Fronteira entrarão na embarcação utilizando medidas de proteção adequadas, farão inspeção e toda a tripulação será mantida em quarentena até que os resultados dos exames sejam divulgados”, dia a nota do Ministério da Saúde argentino.

Ainda de acordo com a pasta, até o momento a Argentina não registrou nenhum caso da nova variante de mpox.

Emergência em saúde pública

No último dia 14 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global de uma nova variante do vírus causador da mpox.