O primeiro caso de morte por chikungunya no Brasil em 2024 foi registrado na segunda-feira (26), na Paraíba. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), se trata de um homem de 57 anos, que morava na cidade de Sapé.

Quatro casos de morte suspeitas seguem sendo investigados pelo órgão. Ainda de acordo com a SES, a vítima já havia sido diagnosticada com uma doença pré-existente, a hepatopatia, e logo após exames, foi confirmado que ele estava com chikungunya.

Dengue

O estado paraibano enfrenta um cenário de alerta com o ressurgimento dos casos de dengue, que têm se intensificado nos últimos meses. Duas mortes em decorrência da doença já foram confirmadas no local, a primeira, uma jovem de 24 anos, moradora da cidade de Camalaú.

O segundo óbito foi confirmado na segunda-feira (26), se tratando de mulher de 42 anos, no município de Conde. A vítima apresentava outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença hematológica.

Além disso, ainda há quatro mortes sendo investigadas, todos os casos em decorrência de dengue. O óbito de uma criança do sexo feminino, de pouco mais de 1 ano, também está sob investigação. A secretaria espera pelo resultado do exame para a doença.