A Prefeitura de Porto Alegre solicitou a suspensão das operações de resgate por barcos na região metropolitana devido à previsão de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h. A cidade enfrenta enchentes desde a semana passada em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul.
Um drone da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava sendo usado para auxiliar no resgate de pessoas isoladas após os temporais, caiu em uma área desabitada. O modelo RQ-900, de origem israelense, pode voar por 36 horas sem reabastecimento e atingir altitudes de até 9 mil metros. Antes do acidente, o drone já havia auxiliado no resgate de 36 pessoas em apenas 24 horas de voo.
O número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul aumentou para 100, segundo o último boletim da Defesa Civil do estado. Além disso, há registro de 128 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha afetado pelo menos 1,4 milhão de pessoas até o momento. As autoridades locais ainda investigam se outras quatro mortes estão relacionadas com os eventos meteorológicos.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu quatro alertas de chuvas para o Rio Grande do Sul. O alerta de “Grande Perigo” é para tempestades no sudoeste e sudeste do estado, enquanto os dois de “Perigo” são do sul ao centro gaúcho, com previsão de tempestade e granizo de forma isolada. Na capital Porto Alegre e nas regiões noroeste, nordeste e centro oriental do estado, o alerta é de “Perigo Potencial”, com chuva até 50 mm/dia e ventos intensos.
O MetSul alertou que há previsão de mais chuvas no estado gaúcho devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina. Com a passagem da frente fria, pode ocorrer ventos quentes e secos antes da chuva em várias cidades. Segundo o instituto, será um episódio de instabilidade durante vários dias.
- CBF adia jogos dos times do Rio Grande do Sul por 20 dias
- Enchentes no Rio Grande do Sul já afetam 414 dos 497 municípios
- CEO da Apple vai enviar ajuda ao estado do Rio Grande do Sul
- Senado reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
- SOS Rio Grande do Sul: confira pontos de arrecadação de doações em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |