Morreu na manhã desta quinta-feira aos 84 anos o ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Ele estava internado desde domingo no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e teve complicações de doença renal crônica.
Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba entre os anos 1970 e 1990. Urbanista, ganhou notoriedade internacional por seu projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público de Curitiba. Foi duas vezes governador do Estado do Paraná, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.
Fora da política, é responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói. Lerner foi consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas. Lerner participou do desenvolvimento do BRT no Rio de Janeiro, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.
Foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo o edifício-dede da Polícia Federal, em Brasília, em 1967, e em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca.
Lerner foi professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, e professor convidado e conferencista nas universidades americanas de Berkeley (Califórnia), Cincinnati, Columbia (NY), e na universidade japonesa de Osaka, além de conduzir seminários em diversos países como Colômbia, Porto Rico, Espanha, Reino Unido, Japão, EUA e China.
Ver todos os comentários | 0 |