Sem a presença de Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) se consolida como o nome mais competitivo da direita em um eventual embate com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. O levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (18), aponta Michelle como a candidata que mais se aproxima do petista.
Nos cenários estimulados testados sem Jair Bolsonaro, Lula aparece numericamente à frente de todos os candidatos de direita e centro-direita no primeiro turno. Michelle Bolsonaro figura como a principal concorrente, com 27,2% das intenções de voto contra 34,1% do atual presidente. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como outro nome relevante, com 21,9%.

Cenários de primeiro turno sem Jair Bolsonaro
. Lula (PT): 34,1%
. Michelle Bolsonaro (PL): 27,2%
. Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21,9%
. Ratinho Junior (PSD): 15%
. Gusttavo Lima (sem partido): 11%
No segundo turno, Lula se mantém numericamente à frente da maioria dos adversários da direita. Porém, Michelle Bolsonaro aparece como a única candidata capaz de derrotá-lo dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Michelle teria 42,9% dos votos contra 40,5% de Lula, configurando um empate técnico.
Cenários de segundo turno sem Jair Bolsonaro
. Michelle Bolsonaro (PL): 42,9% x Lula (PT): 40,5%
. Lula (PT): 41,1% x Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40,8%
Bolsonaro ainda venceria Lula, mas segue inelegível
Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro ainda desponta como um candidato forte. Nos cenários simulados, ele aparece empatado tecnicamente com Lula no primeiro turno, com 36% contra 33,8% do petista. No segundo turno, porém, Bolsonaro venceria com 45,1% contra 40,2% de Lula, uma vantagem que ultrapassa a margem de erro.
Cenário estimulado com Bolsonaro no primeiro turno
. Jair Bolsonaro (PL): 36%
. Lula (PT): 33,8%
. Ciro Gomes (PDT): 7,7%
. Gusttavo Lima (sem partido): 5,1%
. Ronaldo Caiado (União Brasil): 2,7%
. Eduardo Leite (PSDB): 2,7%
. Helder Barbalho (MDB): 1,1%
A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas em 162 municípios de todas as regiões do país. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
Ver todos os comentários | 0 |