O projeto de lei do deputado Flávio Nogueira (PT/PI), que defende a inclusão do nome de Petrônio Portella no Livro dos Heróis da Pátria, foi aprovado na Câmara dos Deputados. Antes da aprovação, a proposta (PL 5342/19) tramitou nas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça. Petrônio Portella (1925 – 1980) figura como um dos mais destacados homens públicos da história do Piauí e como um político de trajetória marcante no cenário nacional.
Ele exerceu importantes cargos políticos, tendo sido deputado estadual, prefeito de Teresina, governador do Piauí, senador da República e ministro da Justiça. “Em pleno Regime Militar, como líder do governo no Senado Federal, Petrônio assumiu posturas arrojadas, contrariando a orientação ideológica de seu partido político, a Arena”, observa Flávio Nogueira, o autor da proposta.
Candidato à Presidência da República
O parlamentar petista também destaca o papel de Petrônio Portella no processo de abertura democrática. “Ele foi um dos articuladores da redemocratização. Infelizmente, morreu (1980) antes do fim do Regime Militar, quando era apontado como possível candidato à Presidência da República”, comenta Flávio Nogueira. Para o deputado, Petrônio Portella deixou um legado de ações em favor da democracia brasileira.
Brasileiros ilustres
O projeto de Flávio Nogueira será, agora, enviado para o Senado, a mesma casa que foi presidida por Petrônio Portella. “Nosso projeto também será aprovado no Senado e o nome de Petrônio Portella será inscrito no Livro de Heróis da Pátria, ao lado de outros brasileiros ilustres, como Dom Pedro I, Getúlio Vargas, Santos Dumont, Tiradentes e Zumbi dos Palmares”, avalia o deputado petista.
Ver todos os comentários | 0 |