Fechar
GP1

Política

Presidente da Itália chega ao Brasil para agenda de cinco dias

Visita de Sergio Mattarella marca as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, desembarcou no Brasil nesse domingo (14), onde cumprirá uma agenda de cinco dias. Essa é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos.

A visita de Mattarella marca as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em território brasileiro, envolvendo também diálogos entre o G20, presidido pelo Brasil, e o G7, presidido pela Itália.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da RepúblicaPresidente Lula e o presidente italiano Sergio Mattarella
Presidente Lula e o presidente italiano Sergio Mattarella

Sergio Mattarella vai tratar, com o presidente Lula (PT), de temas como o acordo entre Mercosul e União Europeia, transição energética, combate à fome e à desigualdade e a proposta brasileira de taxação dos ‘super-ricos’.

Em postagem nas redes sociais, Lula falou da boa relação com a Itália e destacou a ajuda que o país europeu prestou o estado do Rio Grande do Sul, devastado por uma tragédia climática.

“Esta visita do presidente italiano, Sergio Mattarella, representa o ponto alto da celebração dos 150 anos da imigração italiana. Esses laços se reforçam por meio de demonstrações de amizade e solidariedade, como ocorreu em relação às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Somos muito gratos pela doação de 25 toneladas de ajuda humanitária que recebemos do governo da Itália. O material doado certamente aliviou a enorme perda sofrida pela população gaúcha, que conta com 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil”, declarou Lula.

Além de Brasília, o presidente da Itália deve ir aos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.