Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira quer punir institutos que divulgarem pesquisas fraudulentas

"Quem tentar manipular o eleitor ficará impedido de registrar novas pesquisas por cinco anos", disse.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou um projeto de lei que prevê punição a institutos de pesquisas e seus respectivos estatísticos que divulgarem, em semanas de eleição, números divergentes dos resultados das urnas.

O PL 3916/2024 propõe que os institutos e estatísticos que divulgarem projeções não condizentes com o resultado de um pleito fiquem proibidos de registrar novas pesquisas por cinco anos.


Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Senador Ciro Nogueira

“Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro. Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por cinco anos. Em 2026 essa farra vai acabar”, afirmou o Ciro Nogueira.

Em entrevista ao GP1, o senador disse que o projeto deve passar com folga no Congresso, dada a relevância do tema. “Não vejo como não passar com certa facilidade, acho que vai passar fácil”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.