A morte do jurista Celso Barros Coelho, ocorrida nesta segunda-feira (10), causou bastante comoção no meio jurídico e também no campo político. Nas redes sociais, autoridades políticas manifestaram pesar e prestaram homenagens ao advogado, que faleceu aos 101 anos.
O ministro Wellington Dias afirmou, em sua conta no Twitter, que Celso Barros "cumpriu sua missão com zelo e responsabilidade", e prestou solidariedade aos familiares e amigos do advogado.
Lamento o falecimento do grande homem e jurista que foi Celso Barros Coelho. Com 101 anos, Celso cumpriu sua missão com zelo e responsabilidade, sendo presidente da OAB-PI por seis vezes.
— Wellington Dias (@wdiaspi) July 10, 2023
Que Deus conforte à família e amigos neste momento. pic.twitter.com/oHpbep9kOD
"Lamento o falecimento do grande homem e jurista que foi Celso Barros Coelho. Com 101 anos, Celso cumpriu sua missão com zelo e responsabilidade, sendo presidente da OAB-PI por seis vezes. Que Deus conforte à família e amigos neste momento", disse Wellington Dias.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) ressaltou que o país perdeu um grande líder, professor e político. Nas palavras do ex-ministro, Celso Barros, além de ser um importante jurista, foi bastante atuante na política, através de seus mandatos.
"Lamento profundamente a morte do advogado Celso Barros Coelho, aos 101 anos. O Brasil perdeu um grande líder, professor, político e um excelente homem. Celso Barros foi mais que um grande jurista. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professor, auditor, escritor, imortal da APL, foi bastante atuante também como deputado (estadual e federal) pelo Piauí", destacou Ciro Nogueira.
O deputado estadual Fábio Novo (PT) também manifestou tristeza com a morte do jurista. Em publicação no Instagram, ele enfatizou que Celso Barros foi um homem de luta e muita coragem.
"É com profunda tristeza que recebo a notícia de que o Dr. Celso Barros Coelho nos deixou. Celso foi um dos maiores juristas do Piauí, um homem de luta e muita coragem. Foi deputado estadual do Piauí, mas teve seu mandato cassado quando fez um discurso no período da ditadura, defendendo a democracia. Eu tive o prazer, como deputado estadual, de instituir um decreto legislativo que simbolicamente anulou a cassação dele", escreveu Fábio Novo.
O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, que já presidiu a Secional da OAB no Piauí, afirmou que Celso Barros Coelho inspira as novas gerações da advocacia.
"Com tristeza, recebo a notícia do falecimento do jurista e ex-presidente da OAB/PI Celso Barros Coelho. Dono de notável trajetória de conquistas e realizações, Celso Barros inspira as novas gerações na advocacia de todo o Piauí. Uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno", pontuou Chico Lucas.
Ver todos os comentários | 0 |