O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) solicitou, nesta quinta-feira (01), em requerimento à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Teresina vagas para o cargo de Fonoaudiólogo Educacional nos próximos concursos ou processos seletivos a serem realizados. O requerimento foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e visa a inserção desses profissionais nos quadros de servidores de Teresina e do Piauí.
A SEMEC respondeu ao requerimento informando que está em andamento um processo administrativo visando a realização de concurso público para a contratação de técnicos de nível superior, mas que está pendente a criação dos cargos. A pendência precisa ser superada para que depois seja realizado o certame, que deve contratar pedagogos, professores de primeiro e segundo ciclo e técnicos de nível superior de diversas especialidades, entre elas fonoaudiólogos educacionais.
Mesmo com resposta da SEMEC, a Assembleia Legislativa ainda aguarda pela resposta da Secretaria de Estado da Educação sobre a contratação de fonoaudiólogos educacionais. Para o deputado João Mádison, a presença desses profissionais é de extrema importância quando se fala dos anos iniciais da educação das crianças. “A presença do profissional em Fonoaudiologia Educacional é fundamental para o ensino básico. Mas além disso, a assistência desses profissionais irá elevar o nível da educação do Piauí”, afirmou o parlamentar.
Na ativa
Hoje no estado do Piauí, existem 700 profissionais ativos, segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “O fonoaudiólogo trabalha na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas na comunicação, distúrbios da fala, linguagem e habilidades sociais. Muitas vezes a atuação do fono começa ainda na infância, portanto a presença desses profissionais nos primeiros anos da educação escolar é necessária para o desenvolvimento da comunicação e socialização da criança”, explanou Mádison.
Ver todos os comentários | 0 |