O juiz Jorge Cley Martins Vieira, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina, decretou nesse sábado (01) a prisão preventiva de Jhose Karlos Batista de Albuquerque, acusado de participar de um assalto a mão armada no dia 31 de janeiro de 2025 em uma oficina na Avenida Joaquim Ribeiro. Ele foi preso em flagrante ao tentar fugir, quando acabou se envolvendo em um acidente de trânsito.
A decisão do magistrado se deu em consonância com o parecer do Ministério Público do Piauí, visto que ficou evidenciado que o crime foi cometido com violência e grave ameaça. Além disso, o juiz também levou em consideração que o acusado responde a outras acusações penais, sendo algumas delas também por crimes contra o patrimônio.
Nesse quesito, foi elencado que, entre os antecedentes criminais de Jhose Karlos Batista de Albuquerque, estão condenações pelos crimes de roubo triplamente majorado, associação criminosa, roubo circunstanciado e corrupção de menores.
“Analisando as circunstâncias do caso, percebe-se que o crime foi cometido com violência e grave ameaça, tendo o custodiado, em conjunto com outras duas pessoas, utilizado um revólver para subtrair bens pessoais da vítima. Ademais, verifica-se que o custodiado é réu em numerosas ações penais, o que deixa entrever o potencial de reiteração delitiva, indicando a contumácia do autuado diante do descumprimento de medidas cautelares já impostas nos outros processos. Nesse sentido, a prisão preventiva se mostra necessária, de modo a garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal”, fundamentou o juiz.
Fuga mal-sucedida
Durante a ação criminosa, o acusado conduzia uma motocicleta com um comparsa na garupa. Este, que estava como passageiro, foi o responsável por descer do veículo e, portando uma arma de fogo, anunciar o assalto e subtrair bens do dono do estabelecimento. Enquanto isso, Jhose Karlos permaneceu na moto, esperando o indivíduo voltar.
O assalto foi registrado por câmeras de segurança. Na imagem é possível ver o momento em que a dupla chega à oficina e, após realizar o assalto, sai do local. Entretanto, ao atravessarem um sinal vermelho próximo ao local do crime, o acusado colidiu contra outro motociclista. Nesse momento, ele foi contido por populares e agredido até a chegada dos policiais, enquanto o comparsa subiu na moto de um terceiro indivíduo, que prestava apoio à ação criminosa.
Por conta dos ferimentos, o indivíduo, após ser capturado, foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde recebeu atendimento médico. Em seguida, ele foi levado à Central de Flagrantes de Teresina.
Ver todos os comentários | 0 |