A Justiça Eleitoral reprovou as contas do Diretório Estadual do PSDB no Piauí, referentes às eleições de 2022. A decisão colegiada ocorreu em sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizada nessa terça-feira (9).
A sessão virtual foi presidida pelo desembargador Erivan Lopes, presidente do TRE-PI. Por unanimidade, o colegiado seguiu o relator do processo, o juiz Thiago Mendes de Almeida Férrer, votando em harmonia com o parecer do procurador Regional Eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha.
Segundo o Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas da Corte Eleitoral, o diretório do PSDB deixou de apresentar, na sua prestação de contas, os extratos referentes a duas contas bancárias.
Ainda conforme o TRE, os dirigentes do partido foram notificados, contudo, apresentaram os referidos extratos apenas no dia 27 de abril de 2023, fora do prazo conforme a legislação.
Diante disso, o relator esclareceu em seu voto que, em virtude dessas irregularidades, não foi possível o efetivo controle das contas do partido por parte da Justiça Eleitoral, e que, portanto, tais contas deveriam ser reprovadas.
O que diz o PSDB
Procurado pelo GP1 na noite desta quarta-feira (10), o presidente do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, afirmou que não houve movimentações financeiras no exercício de 2022, considerando que o partido não lançou candidaturas no referido pleito. O ex-deputado ressaltou que o diretório irá recorrer da decisão.
“Trata-se das contas das eleições de 2022, nas quais o partido sequer registrou candidatos, portanto sem qualquer movimentação financeira. Todos os documentos exigidos foram apresentados. Respeitamos as decisões judiciais, mas iremos recorrer às instâncias superiores, confiando na Justiça Eleitoral”, declarou Luciano Nunes.
Ver todos os comentários | 0 |