O GP1 fez um apanhado dos principais fatos políticos que ocorreram ao longo desse ano de 2023 no estado do Piauí. Em um ano atípico, sobretudo, pela antecipação dos debates pré-eleitorais, os piauienses se depararam com discussões acaloradas entre pré-candidatos que deverão disputar o comando da Prefeitura de Teresina em 2024.
Esse embate mais severo foi percebido com mais intensidade no Partido dos Trabalhadores entre o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva e o deputado estadual Fábio Novo, que acabou sendo escolhido pela maioria do Diretório Municipal para concorrer ao Palácio da Cidade.
Em contrapartida, a oposição chega em 2024 com dois pré-candidatos: o ex-deputado Luciano Nunes pelo PSDB e Sílvio Mendes, pelo União Brasil. A ideia dos principais comandantes do grupo é unir Luciano em apoio a Sílvio para que seja lançado um nome único pelas oposições na Capital.
Ainda sobre Teresina, o atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) tem reafirmado que vai para a reeleição em 2024 e que segue analisando o nome que deverá fazer dobradinha com ele no espaço de vice. Neste processo pré-eleitoral, o Instituto GP1 de Pesquisa divulgou duas sondagens para analisar os cenários na Capital.
Paralelo a esses acontecimentos na Capital, no plano estadual, Rafael Fonteles foi empossado governador do Piauí e o senador do PT, Wellington Dias, assumiu o comando do Ministério do Desenvolvimento Social. E Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a sentar na principal cadeira do Palácio do Planalto após ser eleito presidente da República no pleito de 2022.
Janeiro
Rafael Fonteles tomou posse como governador do Piauí em solenidade oficial realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e no Palácio de Karnak. Também tomou posse o vice-governador Themístocles Filho.
Logo depois de ser empossado o governador do Piauí viajou para Brasília onde acompanhou a cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O senador piauiense Wellington Dias, do Partido dos Trabalhadores, é empossado como ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Governo Lula.
A ex-deputada federal Rejane Dias, esposa de Wellington Dias, é empossada administrativamente para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
O vice-prefeito de Teresina Robert Rios Magalhães (sem partido), rompe politicamente e administrativamente com o prefeito da Capital, Dr. Pessoa.
Em resposta, Dr. Pessoa disse que o vice-prefeito era independente e tinha direito de fazer as escolhas que desejasse. "Ele toma a atitude que achar que deva tomar".
Fevereiro
O mês começa com os trinta deputados estaduais eleitos em 2022 sendo empossados para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), durante solenidade comandada pelo presidente da Casa, o deputado Franzé Silva, do Partido dos Trabalhadores.
O governador Rafael Fonteles fez a leitura da tradicional mensagem anual na Assembleia Legislativa do Piauí. Na mesma data também ocorreu a primeira sessão da legislatura 2023.
A esposa do deputado federal Júlio César, Jussara Lima, assume cadeira de Wellington Dias no Senado Federal com a ida dele para o ministério do Desenvolvimento Social no Governo Lula.
Março
No começo do mês de março, o deputado federal Júlio César Lima dialoga com o GP1 e admite o interesse de disputar uma das vagas de senador na chapa do Governo Rafael Fonteles nas eleições de 2026.
A bancada federal define a distribuição dos 25 cargos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva no Piauí depois de um amplo e acalorado debate entre os parlamentares.
Senador Ciro Nogueira, dirigente nacional do Progressistas, descarta possível aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o PSDB nas eleições de Teresina em 2024.
Ex-deputada estadual Lucy Soares admite a possibilidade de deixar os quadros do Progressistas para se filiar ao MDB do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí aprova empréstimo de R$ 2 bilhões para o Governo Rafael Fonteles.
Ex-senador Elmano Férrer diz que não pretende deixar o Progressistas para mudar para outra sigla partidária com vistas ao pleito de 2024.
O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Olavo Rebelo, vai assumir a Diretoria de Ativos no Banco do Nordeste.
Themístocles Filho (MDB) assume o cargo de governador do estado do Piauí, pela primeira vez, por conta de uma viagem do governador Rafael Fonteles (PT) ao exterior.
Abril
Depois de uma longa espera e muitos debates, a bancada federal do Piauí volta a cobrar as nomeações dos indicados para os cargos no Governo Lula
Prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) cita nomes que podem compor vaga de vice em chapa a ser liderada por ele nas eleições de 2024.
Partido Social Democrático (PSD) de Teresina fecha as portas para a possível entrada de novos vereadores. A informação foi repassada pelo vereador Vinicio Ferreira, dirigente municipal da legenda.
Deputado federal Merlong Solano (PT-PI) critica a falta de prestígio da bancada federal com o governador Rafael Fonteles, quanto a composição do Governo do Estado.
Senador Ciro Nogueira inicia diálogo com os prefeitos do Progressistas para evitar que ocorra uma debandada no estado do Piauí no pleito de 2024.
Governo Luiz Inácio Lula da Silva inicia as nomeações dos indicados pelos membros da bancada federal piauiense
Empresário e ex-senador da República, João Vicente Claudino, admite a possibilidade de se filiar ao PSDB com vistas às eleições de 2024
Governador Rafael Fonteles escolhe Agrimar Rodrigues para cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
União Brasil Nacional pede que o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes siga no partido. A ideia é fortalecer o partido para o pleito que vem.
Prefeito de Teresina Dr. Pessoa sofre lesão no pé durante viagem a Brasília. Ele participava de um evento nacional de seu partido, o Republicanos.
Deputada estadual Bárbara Soares, do Progressistas, busca apoio do PSDB na corrida pelo comando da Prefeitura de Teresina.
Ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes recebe o aval do partido, o União Brasil para ser candidato em 2024.
Maio
Vereador Zé Nito é reeleito presidente do Diretório Municipal do MDB de Teresina.
Deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) é levado às pressas para um hospital particular da Capital após passar mal.
Deputado Jeová Alencar passa por cirurgia e fica internado na Unidade de Terapia Intensiva após infarto.
Deputado federal Júlio César Lima rompe com o prefeito de Teresina Dr. Pessoa e diz que PSD terá candidato.
Jornalista Lucas Pereira pede demissão do cargo de secretário de Comunicação de Teresina.
Ex-deputado federal Fábio Abreu espera liberação do Partido Social Democrático para se filiar ao Podemos.
Junho
O prefeito de Teresina Dr. Pessoa garante que vai tentar a reeleição ao Palácio da Cidade em 2024.
A ex-deputada estadual Teresa Britto avisa que não abre mão de pré-candidatura à Prefeitura de Teresina em 2024.
Deputado estadual Wilson Brandão anuncia aposentadoria da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.
Julho
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, confirma pré-candidatura à Prefeitura de Teresina pelo PDT.
Deputado federal Júlio César diz que PSD quer vaga na chapa do governador Rafael Fonteles no pleito de 2026.
Ex-deputado estadual Zé Santana anuncia filiação ao Partido dos Trabalhadores.
Agosto
Ministro Wellington Dias anuncia visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí.
Deputados estaduais Franzé Silva e Fábio Novo ajustam critérios para definir pré-candidato à Prefeitura de Teresina do PT.
O presidente da Câmara de Teresina Enzo Samuel recua de pré-candidatura a prefeito da Capital e declara apoio ao pré-candidato a prefeito do PT, Fábio Novo.
Senador Ciro Nogueira passa por cirurgia para retirada de tumor na coluna. O anúncio foi feito pelo próprio líder do PP por meio das redes sociais.
Deputado estaual Fábio Novo é oficializado como pré-candidato a prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores.
Setembro
O deputado estadual João Mádison avisa que vai declarar apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, deputado Fábio Novo, caso o MDB insista em manter a pré-candidatura do médico Paulo Márcio.
Deputado estadual Ziza Carvalho desmente apoio da bancada do MDB ao médico Paulo Márcio.
O secretário de Planejamento do estado do Piauí, Washington Bonfim, é escalado para coordenar o Plano de Governo de Fábio Novo.
O médico João Mádison Filho, primogênito do deputado João Mádison, é sugerido para a vaga de vice do pré-candidato a prefeito, Fábio Novo.
Instituto GP1 de Pesquisa divulga a primeira sondagem para Prefeitura de Teresina.
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassa presidente da Câmara de Gilbués e mais quatro vereadores do Progressistas.
Franzé Silva e Fábio Novo aparam arestas depois de disputa interna para saber quem seria pré-candidato do PT e firmam aliança para as eleições de 2024 na Capital do Piauí.
Senador Marcelo Castro não descarta nome do MDB como vice do pré-candidato Fábio Novo.
Prefeito de Teresina Dr. Pessoa anuncia o deputado estadual Jeová Alencar como presidente do Republicanos no Piauí.
Quatro deputados disputam vaga de senador na chapa que deverá ser liderada pelo governador Rafael Fonteles no pleito de 2026.
Presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, se reúne com a deputada estadual Bárbara Soares (PP) e garante que oposição está unida em Teresina.
Outubro
Deputado federal Florentino Neto retira pré-candidatura a prefeito em Parnaíba.
O presidente da Federação das Indústrias do Piauí, ex-governador do Estado Zé Filho, diz que segue com o prefeito Mão Santa, mas não descarta diálogo com Rafael Fonteles sobre a disputa pela Prefeitura de Parnaíba.
Vereadora do Partido Verde, Pollyanna Rocha, declara apoio à pré-candidatura de Fábio Novo após reunião com aliados na Câmara Municipal de Teresina.
A presidente do PV no Piauí, ex-deputada Teresa Britto, reagiu a decisão de Pollyanna Rocha e chamou a ex-aliada de “ingrata”.
O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) revela que foi o escolhido pelo governador Rafael Fonteles para concorrer à Prefeitura de Parnaíba nestas eleições.
O presidente do Diretório Estadual do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César reafirma que dependerá do deputado Marcos Aurélio manter ou não a pré-candidatura a prefeito de Teresina.
O empresário e ex-senador João Vicente Claudino assina ficha de filiação ao PSDB durante evento realizado pela sigla tucana no Plenarinho da Alepi.
Surpreendendo muita gente no meio político, a deputada estadual do PP, Bárbara Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho, desembarca da oposição e declara apoio ao pré-candidato Fábio Novo, apoiado pelo governador Rafael Fonteles.
O deputado federal do Progressistas, Júlio Arcoverde, se manifesta sobre a decisão de Bárbara e afirma que a ex-aliada é “uma decepção” para o grupo.
Deputado estadual Henrique Pires (MDB) se reúne com aliados e anuncia desistência da pré-candidatura a prefeito de Teresina em 2024.
O governador do Estado, Rafael Fonteles, afirma que apoio de Bárbara Soares é mérito do pré-candidato Fábio Novo.
A ex-deputada estadual Lucy Soares pode se filiar ao MDB e ser opção para vaga de vice na chapa liderada pelo petista Fábio Novo.
O ex-deputado estadual Robert Rios Magalhães admite a possibilidade de renunciar ao cargo de vice-prefeito de Teresina.
Apesar do alinhamento histórico, Luciano Nunes revela insatisfação com algumas declarações do também pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
Novembro
O médico Sílvio Mendes viaja a Brasília e após reunião recebe aval da cúpula nacional do União Brasil para ser candidato a prefeito de Teresina em 2024.
O vereador de Teresina Edson Melo afirma que chance de seu partido, o PSDB e o MDB estarem juntos em 2024, é zero.
O senador Ciro Nogueira chama de desastre o apoio da deputada Bárbara Soares a Fábio Novo, pré-candidato a prefeito da Capital.
Deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) diz que aceitaria ser vice do prefeito de Teresina Dr. Pessoa nas eleições de 24.
O Instituto GP1 de Pesquisa divulga a segunda sondagem que avalia o posicionamento dos pré-candidatos à Prefeitura de Teresina. Nela, Sílvio Mendes permanece em primeiro, seguido de Fábio Novo e do deputado estadual, Jeová Alencar.
O presidente Regional do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, passa a ser cotado como alternativa para compor a vaga de vice do pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. O PP Nacional pediu consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, acompanha o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante viagem a Dubai.
Dezembro
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo União Brasil, Sílvio Mendes, diz que “seria um luxo” contar com Joel Rodrigues como vice em sua chapa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT), admite a possiblidade de deixar o Partido dos Trabalhadores, caso não tenha apoio para Câmara Federal nas eleições de 2026.
O deputado estadual do Progressistas, Wilson Brandão, retorna para a Assembleia Legislativa do Piauí após cinco meses de licença médica.
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) decide retirar a pré-candidatura à Prefeitura de Teresina e declara apoio ao pré-candidato a prefeito da Capital, o médico Paulo Márcio, do MDB.
O presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, garante que o partido segue no comando do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
O senador piauiense Ciro Nogueira diz que aposta na federação entre o Progressistas, União Brasil e Republicanos em 2024.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), lançam o projeto de hidrogênio verde na cidade de Parnaíba.
Os vereadores de Teresina Bruno Vilarinho e Markim Costa, assumem comando do Partido Renovação Democrática (PRD).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decide que Joel Rodrigues não pode ser vice de Sílvio Mendes para Prefeitura de Teresina em 2024.
O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, determina que a definição quanto ao destino político do MDB em Teresina, só vai ocorrer em 2024.
O chefe do Palácio da Cidade, Dr. Pessoa, anuncia que o Hospital da Mulher em Teresina será equipado pelo Governo Federal.
Os líderes que compõem a cúpula do PSD oficializam apoio ao pré-candidato a prefeito da Capital, deputado Fábio Novo. No ato que ocorreu na sede do partido, contou também com a adesões dos deputados estaduais do MDB, Georgiano Neto e Simone Pereira.
O presidente da Câmara de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), convoca reunião para realização de sessão extraordinária no dia 2 de janeiro para debater a situação da Saúde Pública da Capital.
Prefeito Dr. Pessoa, por sua vez, diz que empresa que retirou equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foi "desrespeitosa".
Ver todos os comentários | 0 |