As comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e da Administração (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovaram, na manhã desta terça-feira (27), a proposta do deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) que modifica o regimento interno da Casa para que sejam realizadas no mesmo dia, as eleições de dois biênios para presidência da Alepi.
Após aprovação nas comissões, o projeto seguirá para votação no plenário. Os deputados montaram uma força-tarefa para votar todas as pautas até o dia 30 de dezembro.
Consenso
Na visão de alguns líderes políticos, se a proposta for aprovada no plenário é o sinal de que tudo caminhará para o consenso entre PT e MDB, onde o deputado Franzé Silva ficaria na presidência da Casa nos dois primeiros biênios (2023/2024) e Severo Eulálio assumiria nos dois anos seguintes, portanto, de 2025 a 2026.
Essa proposta seria uma maneira de os deputados emedebistas amarrarem o acordo e garantir um nome do partido na presidência da Mesa Diretora na legislatura que vai iniciar em fevereiro.
Saída de Themístocles
O atual presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), vai renunciar ao mandato de deputado estadual no dia 31 de dezembro. Ele vai tomar posse no dia primeiro de janeiro, como vice-governador do Piauí. Com isso, o vice-presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, vai seguir o regimento interno e promover uma reunião com os membros da Mesa Diretora para definir o presidente interino até dia primeiro de fevereiro quando será realizado o pleito que definira o parlamentar que ficará à frente da Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos.
Franzé adiantou que a votação será mista, os deputados que estiverem em Teresina vão votar de forma presencial e os que estiverem viajando votarão de maneira remota.
Ver todos os comentários | 0 |