O deputado estadual Fábio Novo (PT) negou que estejam ocorrendo discussões acerca de um nome para assumir a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), caso se confirme o pedido de aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo. Nos corredores da Assembleia Legislativa do Piauí, o assunto tem sido rotineiro, inclusive, com informações preliminares de que o nome cotado para a vaga seria o da deputada federal Rejane Dias, do PT.
Fábio Novo disse que não tem informação acerca da saída do conselheiro Olavo e lembrou que o membro da Corte de Contas ainda não está no período de aposentadoria, embora possa adiantar, se assim entender. Ainda conforme o parlamentar, caso esse espaço surja no TCE, a escolha deverá ser feita pelo governador do Estado.
“Eu não sei qual a vaga do TCE. Mas vocês [imprensa] estão falando da ocupada pelo conselheiro Olavo Rebelo. Tem vagas que são exclusivas da Assembleia e essas, a Alepi abre um edital e qualquer cidadão pode participar. A vaga do conselheiro Olavo é do governador do Estado. Se por acaso ele [Olavo] pedir aposentadoria, a vaga é do governador que faria um ofício para a Assembleia dizendo: ‘escolhi um nome para vaga de conselheiro’. O que a Assembleia faz é referendar ou rejeitar. Se rejeitar, volta para o governador e ele manda outro nome para cá”, detalhou Novo.
Entenda
Caso seja confirmado o pedido de aposentadoria e a ida de Rejane Dias para o TCE, o primeiro beneficiado seria o deputado federal Merlong Solano (PT) que não se elegeu nesse pleito, ficando na primeira suplência da federação PT/PV e PCdoB.
Ver todos os comentários | 0 |