O governador eleito Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta quinta-feira (03), o juiz Washington Bandeira como o novo secretário da Educação do Estado do Piauí (Seduc) através de suas redes sociais. Juntamente com o nome de Bandeira, Rafael formalizou Ellen Gera, antigo secretário da Seduc, como novo Diretor-Geral da ATI.
Francisco Washington Bandeira Santos Filho tem 38 anos e ocupa, atualmente, o cargo de juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí. Para comandar a pasta estadual da Educação, o juiz terá que pedir a exoneração do magistrado em tempo hábil do Tribunal, podendo voltar apenas mediante um novo concurso.
Washington também é graduado em Direito na Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC-SP. Além disso, é professor da graduação e coordenador da Pós-Graduação da Escola de Direito Aplicado do iCEV - Instituto de Ensino Superior.
Precedentes
Casos como esse não são incomum na política brasileira, como o caso de Sérgio Moro, que pediu exoneração do cargo de Juiz Federal para se tornar ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil entre 2019 a 2020. Como também Flávio Dino, juiz federal da 1ª Região de 1994 até 2006, que deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato de 2007 a 2011.
Ver todos os comentários | 0 |