O procurador do Estado do Piauí, Chico Lucas, que irá assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí em 2023, destacou em entrevista à imprensa nesta terça-feira, 1º de novembro, que pretende atuar na pasta aliando o combate incisivo ao crime, somado a ações importantes de prevenção, voltadas principalmente para a juventude piauiense.
"Vamos atuar com pulso firme no combate ao crime, mas com ações muito importantes de prevenção. Isso segue uma diretriz do governador eleito Rafael Fonteles, que foi anunciada ainda na campanha eleitoral. Atuaremos com políticas públicas nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, principalmente junto aos jovens, para garantir que tenham ocupação e afastá-los da criminalidade", detalhou Chico Lucas.
O próximo secretário de segurança do Piauí manifestou que para a gestão da pasta, irá se basear nas orientações de Fonteles, que determinou ainda em seu plano de governo priorizar a segurança pública, com a contratação de 4 mil novos policiais, ampliação do sistema de inteligência e de tecnologia, e ações integradas entre as polícias, o Sistema Penitenciário e o Judiciário.
Gestão presente nas comunidades piauienses
Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, acrescentou que pretende priorizar um modelo de gestão presente nas comunidades. “A Segurança tem de se aproximar da comunidade. Vamos conversar com as escolas, com as associações de moradores e os movimentos sindicais para buscar as medidas e ações mais adequadas para enfrentar o crime e a violência. É um pacto pela vida que vamos celebrar integrando todos esses segmentos”, afirmou.
Trajetória de Chico Lucas
É bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Policial Rodoviário Federal no período de 2004/2009 e procurador do Estado do Piauí, desde 2009. Ele é ainda ex-presidente da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado – APPE (biênio 2012/2014) e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional OAB/PI, no triênio 2016/2018.
Ver todos os comentários | 0 |