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Política

O impacto das redes sociais na eleição de Rafael Fonteles

Publicitário responsável pelas redes sociais do governador eleito concedeu entrevista ao GP1.

Com mais de 119 mil seguidores em todas as suas redes sociais, sendo 75 mil apenas em seu Instagram, Rafael Fonteles (PT) marcou sua corrida eleitoral em busca do Palácio de Karnak com memes, tendências e “hits chicletes”, acertando em cheio o público mais engajado da internet: os jovens.

Em entrevista ao GP1, o sócio da agência ADV6, Paulo Solano, responsável por cuidar das redes sociais do governador eleito, deu detalhes de como alavancou o nome de Rafael Fonteles.


Foto: Alef Leão/GP1Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

“O objetivo da construção da imagem do Rafael desde o início tinha uma meta muito clara: tornar o Rafael mais conhecido e popular. Era um candidato que até meados de março do ano passado nem social media tinha e a agência ADV6 trabalhou a construção da imagem dele, inserindo o nome do Rafael nas redes sociais de forma bem natural, de forma espontânea e, claramente, se aproveitando de todos os recursos que as redes sociais oferecem, como tendências, oportunidades. Sempre no tom adequado para o cargo, que até então ele exercia como secretário e como coordenador do PRO Piauí, até chegar na véspera da eleição e a gente intensificar esse trabalho mais evidente de um pré-candidato e candidato a posteriori”, destacou Paulo Solano.

Inicialmente, atingir o público mais jovem não era a prioridade, no entanto, com o tempo o publicitário observou que a estratégia era vantajosa para Rafael e intensificou publicações voltadas para este segmento.

Foto: DivulgaçãoInstagram do Rafael Fonteles
Instagram do Rafael Fonteles

“Inicialmente a meta era alcançar todos os públicos. Para um nome desconhecido, ele tinha que alcançar todos os públicos. Obviamente que as redes sociais tem uma penetração mais forte no público jovem e a gente conseguindo se conectar com o público jovem, automaticamente por compartilhamentos, por encaminhamentos, isso ia transcender, chegando a todos os públicos. [Utilizando] todas as redes desde o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Kwaii, Facebook e WhatsApp, [sendo] ativos e usando a linguagem mais adequada para cada rede, para que chegasse no público correto”, pontuou o diretor da agência ADV6.

Ao ser questionado sobre a conversão de likes e seguidores em votos, o responsável por gerenciar as plataformas digitais do novo governador do Piauí garantiu que a imagem bem trabalhada impactou na adesão popular a Rafael.

“A gente tinha muita confiança que isso ia se refletir nas urnas, mas obviamente é uma análise ativa. A gente sabe que isso conta muito, mas só abrindo as urnas que a gente tem a certeza de que isso também era reflexo que estava acontecendo nas redes sociais. Porque tudo se conecta agora, nas métricas de engajamento, métricas de seguidores, métricas de pesquisas dos institutos e agora a principal métrica, que é o resultado das urnas”, finalizou Paulo Solano.

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