O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde desta quinta-feira (05), a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, durante cerimônia no Palácio do Planalto. A concessão da honraria foi autorizada por meio de decreto assinado pelo presidente e publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Diversos profissionais da saúde receberam a insígnia, dentre eles o cardiologista Ricardo Peixoto Camarinha, médico de Bolsonaro e assessor especial do gabinete pessoal do presidente.
Além de Ciro Nogueira, foram homenageados os ministros Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa), Fábio Faria (Comunicações), Milton Ribeiro (Educação), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), e Damares Alves (Família e Direitos Humanos). A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também foram condecorados com a medalha.
Em seu discurso, Bolsonaro saudou todos os homenageados por suas contribuições e ressaltou que, tão importante quanto a preservação da vida é a preservação da liberdade. “Quando assumi a presidência entreguei na mão de deus a minha vida. Tudo farei para garantir, com todo respeito aos médicos, o bem mais sagrado que a própria vida, que é a nossa liberdade”, declarou.
A medalha
A honraria foi criada nos anos 1970, destinada a autoridades e personalidades que contribuíram para a saúde e bem-estar físico e mental da população. A medalha é entregue todos os anos no dia 05 de agosto, data de nascimento do médico e cientista brasileiro Oswaldo Cruz, fundador do instituto que levou seu nome, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ver todos os comentários | 0 |