O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), afirmou nesta quarta-feira (18), que a tendência é que o Senado rejeite a PEC aprovada pela Câmara dos Deputados, que promove uma reforma eleitoral e resgata as coligações partidárias de deputados e vereadores.
Segundo Rodrigo Pacheco, o Senado deve manter o sistema atual, sem coligações. "A tendência é de manutenção do sistema político como é hoje, um sistema proporcional, sem coligações, com a cláusula de desempenho, para que possamos projetar ao longo do tempo um cenário que vai ser positivo, de menos partidos políticos e consequentemente de melhor legitimidade da população", defendeu o parlamentar.
Conforme Pacheco, o tema será levado para apreciação no plenário do Senado em respeito a votação que ocorreu na Câmara. “Os senadores ainda vão se debruçar sobre a matéria, mas há uma tendência, de fato, de manutenção do sistema político tal como é hoje. O tema será levado a plenário em respeito à votação na Câmara dos Deputados”, afirmou.
A votação da PEC foi concluída na terça-feira (17), sem segundo turno. A Câmara dos Deputados aprovou a volta das coligações e rejeitou a proposta do chamado “distritão”, sistema elegeria apenas os mais votados.
Ver todos os comentários | 0 |