O governador Wellington Dias (PT) lançou nesta sexta-feira (02) o Projeto Marco Regulatório da Laparoscopia, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por cirurgias e descentralizar os serviços especializados na rede pública estadual de saúde do Piauí.
O lançamento foi realizado de forma virtual, com links ao vivo de 15 hospitais do Piauí, com 17 torres laparoscópicas. Durante a abertura do Projeto, cirurgiões de quatro hospitais mostraram detalhes do processo cirúrgico feito através da laparoscopia.
“Dia histórico para a Saúde do Piauí! Lançamos hoje o Projeto Marco Regulatório da Laparoscopia, interiorizando as cirurgias eletivas laparoscópicas e endoscópicas. São procedimentos mais modernos, mais rápidos, menos invasivos e que promovem uma recuperação mais rápida dos pacientes”, escreveu o governador.
A laparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia. É um método consagrado para retirada da vesícula biliar. Também é utilizada largamente em cirurgias ginecológicas e urológicas.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, também participou do lançamento do projeto e destacou que a cirurgia videolaparoscópica representa um marco por ser um procedimento menos invasivo. “Entre as vantagens também estão o tempo de cirurgia que é reduzido, com menor tempo da anestesia, internação e do pós-operatório. O projeto vai ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos laparoscópicos para todo o Piauí” afirmou o gestor.
Ver todos os comentários | 0 |