O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) escolheu sua correligionária, a ex-vice-governadora e deputada federal, Margarete Coelho (PP-PI) para ser a relatora do grupo de trabalho que vai propor mudanças no Código Eleitoral, que foi criado nessa quinta-feira (11).
O grupo terá o total de 90 dias para elaborar estudos e apresentar propostas. As alterações podem atingir legislações, com o por exemplo, a lei de inelegibilidade. O deputado federal Jhonantan de Jesus (Republicanos-RR) vai presidir os trabalhos.
Segundo a parlamentar piauiense, o Código Eleitoral precisa ser compreendido mais facilmente e necessita de alterações dos órgãos responsáveis pela administração das eleições, para que assim, possa enfrentar as queixas sobre o sistema eleitoral.
“Do ponto de vista material o Código Eleitoral e Processo Eleitoral precisa traduzir, dentre outros pontos, não só a estrutura atual dos órgãos de administração das eleições, mas também dotá-los de maiores condições para o enfrentamento dos novos desafios das querelas eleitorais”, disse Margarete.
O grupo de trabalho vai debater e apresentar propostas para: coeficiente eleitoral e cláusulas de desempenho; propaganda eleitoral; crimes eleitorais; unificação no entendimento dos tribunais regionais eleitorais e financiamento de campanha, inclusive o caixa 2 eleitoral.
Integrantes do grupo:
Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR): presidente;
Margarete Coelho (PP-PI): relatora;
Celina Leão (PP-DF);
Celso Sabino (PSDB-PA);
Dulce Miranda (MDB-TO);
Efraim Filho (DEM-PB);
Giovani Cherini (PL-RS);
Lafayette de Andrada (Republicanos-MG);
Leandre (PV-PR);
Liziane Bayer (PSB-RS);
Orlando Silva (PCdoB-SP);
Otto Alencar Filho (PSD-BA);
Paulo Teixeira (PT-SP);
Soraya Santos (PL-RJ);
Vitor Hugo (PSL-GO).
Ver todos os comentários | 0 |