Nesta terça-feira (19), a vereadora Elzuila Calisto (PT) apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a autorização do uso da cannabis para fins medicinais em Teresina. Caso seja aprovado, o poder público municipal fica autorizado a disponibilizar medicamentos que contenham Canabidiol e Tetrahidrocanabidiol.
“A gente tem visto que essa medicação tem resolvido o problema de muitas pessoas com epilepsia, câncer e a gente está vendo vários estudos que a Anvisa está fazendo e a liberação que o SUS está fazendo em relação a essa medicação. Acredito que a gente precisa evoluir nessas pautas. A gente vê a possibilidade da liberação aqui em Teresina”, declarou Elzuila Calisto.
De acordo com o projeto, o paciente que tiver a medicação prescrita pelo médico, juntamente com o laudo que indique o uso da canabis, terá direito de receber o medicamento, desde que seja autorizado por ordem judicial ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Quando questionada acerca do preconceito que muitas pessoas ainda mantêm por conta da medicação cannabis, que ainda é confundido com o uso recreativo da maconha, a vereadora destacou que seu projeto abrange apenas o canabidiol para uso medicinal.
“Eu sempre coloquei no meu projeto que às vezes que apareceu a palavra [cannabis] fiz questão de colocar em negrito para dizer que é medicinal, não é a liberação do uso. Só quem sabe o quanto esse remédio é importante as mães que precisam utilizar”, finalizou a parlamentar.
Ver todos os comentários | 0 |