A vice-governadora Regina Sousa afirmou em entrevista nessa quarta-feira (15) que o PT tem estatura para lançar chapas sem precisar de federação partidária nas eleições de 2022. Regina explicou que o partido ainda está discutindo internamente a possibilidade de fazer federação partidária.
“Eu acho que o PT não precisa participar de federação, a não ser que tenha alguma solicitação, o partido avalia. O PT tem estatura para sair sozinho, agora se tiver uma demanda de outro partido querendo se juntar, o partido analisa”, declarou Regina Sousa.
Regina ainda avaliou que a decisão não é uma coisa simples, tendo em vista que uma vez unidos em federação, os partidos devem permanecer juntos em uma só legenda por no mínimo quatro anos.
“Não é uma coisa simples, tem quer ser nacional e são quatro anos juntos, ou seja, são três eleições juntos. Não é todo mundo que tem essa segurança para fazer um compromisso desse. Mas a gente analisa”, finalizou a vice-governadora.
Federação partidária
A federação partidária permite que os partidos se unam em uma única legenda para disputar as eleições e na legislatura por no mínimo quatro anos. A federação contorna os efeitos da cláusula de desempenho, que limita o acesso ao Fundo Partidário e tempo de televisão.
Ver todos os comentários | 0 |