O Partido dos Trabalhadores realiza, no próximo dia 8 de setembro, eleição em 210 cidades do Piauí para escolha dos presidentes dos diretórios municipais e dos delegados que definição o novo presidente estadual. Cerca de 45 mil dos 47 mil filiados do partido no Estado estão aptos a votar.
“Na definição dos delegados, já fica-se sabendo quem será o novo líder, que é indicado pela chapa que conseguir o maior número de delegados”, explica o coordenador da eleição interna do PT, João Pereira, que também é secretário estadual de Organização do partido no Estado
Os concorrentes no Piauí são o vereador de Teresina Dudu, da corrente Democracia Socialista, e o deputado federal e atual presidente do partido, Assis Carvalho, da corrente Unidade na Luta. O vencedor terá seu nome homologado durante o congresso estadual do partido, que acontece nos dias 19 e 20 outubro.
Em Teresina, 11 mil filiados vão escolher entre os candidatos ex-vereador Paixão, da corrente Avante, e o deputado estadual Cícero Magalhães, da corrente Articulação de Esquerda, para a presidência do diretório municipal. O mandato é de quatro anos tanto para o diretório local quanto para a liderança estadual.
- Foto: GP1Candidatos do PT
Criado em 1980, o PT é o único partido do Brasil que realiza eleição direta para seus líderes. O pleito acontecerá simultaneamente em todo o país, no dia 8 de setembro. A previsão é de que 600 mil dos 2 milhões de filiados da sigla vão às urnas para a renovação dos líderes municipais e estaduais.
O Piauí é um dos estados onde o Partidos dos Trabalhadores se mantém forte. Além da reeleição do governador Wellington Dias, o partido elegeu cinco deputados estaduais e dois federais, sendo que por pouco menos de 1.500 votos não fez o terceiro federal, Merlong Solano. “Isso é um resultado da boa avaliação do governo de Wellington Dias, nossa maior liderança, além da boa articulação política da direção estadual do PT, coordenada pelo deputado Assis Carvalho”, afirma João Pereira.
Após a eleição do dia 8 de setembro e o congresso estadual em outubro, os dirigentes de todas 27 unidades da Federação vão escolher o novo presidente nacional do partido, durante o 7º Congresso Nacional, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo.
Ver todos os comentários | 0 |