O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (MDB) falou sobre os imbróglios acerca da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A posse do deputado Júlio Arcoverde (PP) como presidente da comissão teve de ser adiada após o PT pleitear mais uma vaga.
No início da tarde desta terça-feira (28) os deputados devem se reunir na presidência da Alepi para decidir quem irá assumir a presidência da comissão. O então presidente, deputado Wilson Brandão (PP), deixou o legislativo para assumir a secretaria de Mineração, abrido espaço para Arcoverde.
- Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho
O PT, no entanto, pleiteia que Arcoverde assumindo a presidência, o deputado Hélio Isaías (PP) deixe a CCJ para dar espaço para um dos petistas, que poderiam ser Cícero Magalhães ou Ziza Carvalho. Assim, o PP ficaria apenas com uma vaga na comissão.
“O deputado Wilson Brandão comunicou oficialmente ontem à presidência da Casa o pedido de afastamento da CCJ. Os líderes partidários, são eles que indicam e podem retirar deputados de qualquer comissão na Assembleia do Piauí, no Senado Federal, na Câmara Federal, em qualquer Assembleia. Então os líderes devem se reunir para buscar esse entendimento”, disse.
Questionado se a vaga de Zé Santana (MDB), que agora é secretário ficaria com João Mádison (MDB), Themístocles disse que cabe ao líder do partido decidir, mas reiterou que um secretário não pode estar na CCJ.
“O deputado Santana não pode porque ele é secretário. Quem é secretário não pode estar presente em nenhuma comissão da Assembleia. Com certeza quem estava na CCJ e agora é secretário, não pode estar na comissão”, finalizou.
NOTÍCIA RELACIONADA
Posse de Júlio Arcoverde na CCJ é adiada após PT pleitear vaga
Ver todos os comentários | 0 |