O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu arquivar mais um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar tribunais superiores, a chamada "CPI da Lava Toga". O arquivamento foi efetivado na última segunda-feira, 15, com o argumento de que terminou, na quinta-feira passada, 12, o prazo de recursos da votação que derrubou a criação da CPI na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A CCJ rejeitou a criação da comissão no último dia 10.
Senadores favoráveis à CPI argumentam que Alcolumbre teria de pautar o requerimento no plenário do Senado. Ao arquivar o pedido, o presidente da Casa citou um dispositivo do regimento interno que determina a derrubada da matéria após um prazo de dois dias úteis depois da comunicação de arquivamento. A comunicação entrou no sistema de tramitação do requerimento no dia 10, logo depois da votação na CCJ.
- Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoDavi Alcolumbre
Nesta terça, Alcolumbre foi questionado durante sessão sobre o arquivamento. "Não houve recurso em tempo regimental para a Comissão", justificou, prometendo detalhar a decisão mais tarde.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Senadores avaliam fazer terceiro pedido de CPI da Lava Toga
Comissão do Senado pede arquivamento da CPI da 'Lava Toga'
Senador Ciro Nogueira vota pelo arquivamento da CPI da Lava Toga
Ver todos os comentários | 0 |