A bancada da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai apresentar um requerimento para tratar da mensagem de número 6 da proposta de reforma administrativa do governador Wellington Dias que trata, entre outras questões, do congelamento dos salários dos servidores pelo período de um ano e da não convocação de aprovados em concursos.
O requerimento seria apresentado hoje, mas, por falta de quórum não chegou a ser votado em plenário. O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB) chegou a sugerir que o requerimento fosse enviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que avalia o mérito da constitucionalidade ou não. Mas a bancada de oposição não aceitou a proposição e o assunto será novamente discutido nesta quinta-feira (27).
- Foto: Helio Alef/GP1Deputado Evaldo Gomes
O projeto dispõe sobre vedações decorrentes dos limites previstos da Lei de Responsabilidade Fiscal referente aos gastos do executivo com pessoal direta e indiretamente. O deputado Franzé Silva (PT), disse na manhã de hoje que alguns pontos podem ser reavaliados, mas foi categórico ao defender o veto ao aumento salarial.
O deputado Evaldo Gomes (PTC) criticou duramente a proposta e citou o caso dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Piauí. Para Evaldo, o não chamamento dos profissionais pode aumentar a “dificuldade” que passa a Segurança Pública do estado.
“Os próprios concursados da Polícia Civil e de outros seguimentos da Secretaria de Segurança também fica inviável a possibilidade de ser chamado para o concurso e nós sabemos da dificuldade que passa a segurança pública no nosso estado”, afirmou.
O deputado disse ainda que o bloco da oposição pretende se encontrar com o governador Wellington Dias (PT) para discutir o assunto. “A oposição não está se fechando para diálogo. Queremos conversar com o governador, com a base do governador no sentido de fazermos um debate bem sadio e democrático, mas que não traga prejuízo sobretudo para os segmentos dos servidores estaduais”, concluiu.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Franzé Silva defende proibição de aumento salarial a servidores
Gustavo Neiva critica projeto que veta aumento salarial de servidores
Reforma de Wellington Dias proíbe aumento salarial para servidores
Ver todos os comentários | 0 |