Na manhã desta quarta-feira (23) a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza sessão solene em homenagem aos 30 anos de promulgação da Constituição Estadual. Durante a solenidade os deputados constituintes foram homenageados com placas comemorativas à data.
O atual presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), já estava na Casa na época em que foi feita a Constituição Estadual. Além de Themístocles, o deputado Fernando Monteiro também já era deputado em 1989. Em entrevista ao GP1 o presidente falou sobre os homenageados.
“Hoje estamos homenageando a todos que participaram, quem já está no céu ficam suas esposas, seus filhos que serão homenageados. Temos que reconhecer quem participou da história”, declarou Themístocles.
O conselheiro Kleber Eulálio, que era o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí na ocasião da promulgação da Constituição de 1989, afirmou que esse foi um dos momentos mais importantes da sua vida e que foi importante para ajudar no desenvolvimento do Estado.
“Foi um período importante quando promulgamos a Constituição Estadual. Foi um momento muito rico, de muita discussão e debate associado a um momento político muito tenso. Foi da minha vida pública o momento mais importante essa elaboração da Constituição Estadual de 1989. Se achava que a Constituição iria resolver os grandes males, como o problema da inflação, do desemprego, mas a Constituição oferece apenas as bases. Uma visão sobre educação, a saúde, também começou a se ter consciência em relação ao meio ambiente. A Constituição foi fundamental para ter o Brasil de hoje”, destacou.
O secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB) também destacou a importância da elaboração desse documento. “Foi importante porque essa Constituição veio dentro do espectro da Constituição do Brasil de 1988, ela trouxe elementos novos e trouxe um estado democrático de direito, que permitiu que o Brasil evoluísse no sentido econômico e social”, afirmou.
Constituição Cidadã
O governador Wellington Dias (PT) também esteve presente na solenidade em homenagem aos 30 anos da Constituição Estadual. Dias relembrou os tempos em que era presidente do Sindicato dos Bancários, tempo este que também foi promulgada a Constituição de 1989. Para o petista, a constituição é “cidadã”.
“Eu acho que ela pode ter uma coisa ou outra a melhorar, mas ela é mais que uma constituição cidadã, ela é uma constituição representativa. Muitas vezes se diz que a constituição tratou muito do lado dos direitos e não tratou dos deveres, eu acho que não. Acho que ela trata dos direitos e dos deveres”, disse.
Respeitar a Constituição
O deputado João Mádison (MDB) falou sobre a importância da Constituição como marco histórico da democracia e como é preciso “despertar” as novas gerações. “Eu acho de extrema importância até porque a Constituição é o marco histórico da democracia no nosso país. Temos que ter essa visão de sempre respeitar a Constituição. Todas as decisões que o país tomar, tem que lembrar que tem uma Constituição. Ela está acima de tudo e temos que colocar em prática. Isso é importante também para despertar outras gerações a respeitar a Constituição”, frisou.
Fábrica de vices
O ex-governador Guilherme Melo disse durante entrevista à imprensa que foi o único dos deputados constituintes que chegaram ao Palácio de Karnak. Melo, que assumiu o Governo com a saída de Freitas Neto para a disputa por uma vaga no Senado, disse que era praxe um deputado estadual ser indicado para o cargo de vice-governador.
“Dos 30 constituintes fomos o único que chegou no Palácio de Karnak. Era praxe a Assembleia fornecer o vice-governador do estado do Piauí. Sempre era um deputado estadual. Houve uma exceção apenas com Lucídio Portella, que não era deputado estadual e foi ser o vice de Alberto Silva”, afirmou.
Confira a lista dos deputados constituintes que serão homenageados e parlamentares que farão a entrega da placa comemorativa:
1. Kléber Eulálio – Severo Eulálio
2. Aldemar Pereira da Silva- Dr. Hélio Oliveira
3. Robert Freitas – Coronel Carlos Augusto
4. Antonio Rufio Sobrinho – Francisco Costa
5. Guilherme Xavier Oliveira Neto – Maria da Conceição (Concita) - Fábio Xavier
6. Antonio de Barros Araújo – Flávio Nogueira Jr.
7. Marcelo Castro – Zé Santana
8. Humberto Reis - Evaldo Gomes
9. Luiz Gonzaga Paes Landim – Oliveira Neto
10. Waldemar Macedo – Teresa Britto
11. Adolfo Nunes – Nerinho
12. Antonio José Moraes Souza – Janaína Marques
13. Fernando Monteiro – Franzé Silva
14. Francílio Almeida – Francisco Limma
15. Francisco Figueiredo - Fábio Novo
16. Francisco de Paula Gonçalves Costa – Júlio Arcoverde
17. Tomaz Teixeira – Themístocles Filho
18. Juraci Leite – Marden Menezes
19. Gerson Mourão – Themístocles Filho
20. Guilherme Melo – Teresa Britto
21. João Silva Neto – Themístocles Filho
22. José Reis Pereira – Lucy Soares
23. Juarez Tapety – Mauro Tapety - Wilson Brandão
24. Luciano Nunes – Gessivaldo Isaías
25. Maurício Melo – Gustavo Neiva
26. Newton Macedo – João Mádison
27. Sabino Paulo – Firmino Paulo
28. Sebastião Leal – Georgiano Neto
29. Warton Santos – Pablo Santos
30. Wilson Brandão – Lourdes Brandão – Wilson Brandão
31. Aquiles Nogueira – Flora Izabel
32. Homero Castelo Branco – Flora Izabel
33. Marcelo Coelho – Hélio Isaías
34. Themístocles Sampaio – Themístocles Filho – Lucy Soares
35. Abraão Gomes – Janaina Marques – Themístocles Filho
Ver todos os comentários | 0 |