O deputado estadual Robert Rios (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que determina a instalação de painéis fotovoltaicos e aerogeradores de energia elétrica em escolas públicas estaduais, hospitais e na rede hoteleira para que seja aproveitada a energia solar com o objetivo de reduzir os gastos públicos.
Ele destacou que o investimento nessa área vai ajudar o estado. “De acordo com estimativa apresentada por especialistas, o Estado do Piauí poderá economizar somente nos prédios públicos citados, cerca de R$ 4 milhões nas contas de energia em um ano. O projeto de lei visa não só o incentivo para o aproveitamento da energia pura, mas principalmente a diminuição de custos públicos”, pontuou.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Robert Rios
O impacto ambiental dessa medida é outro ponto positivo. “ A indústria do turismo é um exemplo de setor que pode usufruir da estratégia da sustentabilidade, visto que pode reduzir gastos desnecessários de energia, além de ser um fator de destaque para a mesma, visto que é uma consumidora de ambientes naturais capazes de atraírem seus visitantes motivados pela fuga dos conglomerados urbanos”, explicou.
A lei deverá ser analisada nas comissões técnicas, mas ela determina que os produtos adquiridos devem ser oriundo da indústria nacional, exceto se forem casos de doações.
Ver todos os comentários | 0 |