A vereadora e presidente estadual do Partido Verde no Piauí, Teresa Britto, em entrevista ao GP1 nessa quinta-feira (10), teceu críticas ao sistema de votos intitulado ‘distritão’, aprovado em uma comissão da Câmara dos Deputados. Essa medida determina que, nas eleições parlamentares, os votos sejam majoritários e não mais proporcionais.
- Foto: Lucas Dias/GP1Teresa Britto
A parlamentar afirmou que a medida dará oportunidade apenas aos ‘velhos caciques’ da política. “Sou totalmente contra, vejo que o distritão dará oportunidade apenas para os velhos caciques, é um retrocesso da democracia, lamentável que tenha deputados e senadores defendendo isso”, declarou.
Para Teresa Britto, é necessário que a sociedade se organize e se manifeste contra a proposta. “Esperamos que a sociedade se manifeste, apesar da decepção com os políticos, e entenda que o distritão só vai beneficiar os caciques. Se já era difícil ter na política pessoas das comunidades, que tem o verdadeiro sentimento da população, com o distritão ficará mais difícil”, finalizou.
Vice-governadora
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), também criticou o distritão. “Acabar com o sistema proporcional vai eliminar as possibilidades de as minorias participarem do processo político, vai desprestigiar o fazer político”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |