A solenidade em alusão aos trinta anos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak. O governador Wellington Dias (PT) e o reitor da instituição, Nouga Cardoso, estão entre os que estiveram presentes no evento. Durante seu pronunciamento, o governador do estado anunciou a autorização de R$ 30 milhões para investimentos na universidade.
“Pedi autorização para que eu possa fazer um novo concurso para a Uespi, assim como para outras áreas que precisam de profissionais especializados. Também autorizamos cerca de R$ 30 milhões para investir na estrutura da Uespi, que garantirá um maior controle e segurança dentro dos campus da capital e do interior. Serão novos equipamentos, laboratórios e melhores condições de qualificação”, assegurou.
“A nossa UESPI é responsável por mais de cem mil profissionais existentes no Piauí. É uma universidade que nos orgulha com os melhores cursos do Brasil, como direito, medicina, fisioterapia, tecnologia da informação, matemática, enfim nas mais diferentes áreas. Os profissionais que saem da UESPI são aprovados em concurso, em exames de avaliação, como a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], em residência e outros campos, e sempre bem avaliados”, acrescentou Wellington Dias.
Sobre avanços na universidade, o governador ressaltou que existem planos para todas as áreas da instituição de ensino. “Vamos prosseguir com mais investimentos, desde laboratórios, equipamentos, condições de segurança. Investimentos em prédios, estrutura física. Quero também cumprir aquilo que prometi aos professores e servidores, fazendo a ascensão profissional, realizando concurso, para que a gente possa ter cada vez mais mestres, doutores, melhorando a qualidade da UESPI. Nesses 30 anos como governador do Piauí, parabenizo quem faz a UESPI e a confiança que vamos seguir juntos, caminhando com o Piauí”, pontuou.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, falou ao GP1 a respeito dos próximos passos da instituição, dentre eles, a possível abertura de novos cursos superiores. “Temos hoje a oportunidade de apresentar a sociedade o que a universidade tem produzido ao longo desses anos, institucionalmente. Apontar, de certa forma, o que se pretende fazer daqui para o futuro e homenagear os grandes reitores e ex-reitores que passaram por aquela instituição, assim como os ex-governadores que também deram suas contribuições”, afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Reitor da UESPI, Nouga Cardoso
“O governador tem interesse em abrir novos cursos para atender uma demanda existente hoje no Estado do Piauí, principalmente associado aos recursos minerais, energias renováveis, dentre outras, e a universidade precisa dar uma resposta a essa demanda do Governo do Estado, afim de formar novos profissionais. Assim como também, ainda existe certa carência na área de formação de algumas outras áreas, como na licenciatura, então o nosso objetivo hoje determinado pelo governador é de fazer um olhar todo atencioso a realidade profissional do Estado do Piauí, ver quais são as demandas, para que a universidade possa fazer parte dessa discussão da criação de novos cursos”, finalizou Nouga.
A Universidade Estadual do Piauí foi criada em 28 de julho de 1986 e atualmente conta com mais de 20 mil alunos. Na capital, são dois campus, Clóvis Moura e Torquato Neto. Atualmente, a UESPI conta com 848 professores, 585 servidores e 33 cursos.
A partir das 16 horas desta quinta-feira (28), haverá o fechamento da programação com apresentações culturais, incluindo o Grupo de Teatro da UESPI, coordenado por Moisés Chaves, e à noite ocorrerá o show da banda piauiense Validuaté no Campus Torquato Neto.
Outras comemorações
A UESPI iniciou a programação comemorativa no dia 6 de abril, com o lançamento da logomarca dos 30 anos e o selo promocional. Personalidades importantes na fundação e gestão da instituição de ensino foram homenageadas com menções honrosas. Na mesma cerimônia foram lançados ainda os editais da bandeira e do hino da Universidade Estadual do Piauí.
Já no dia 31 de maio foi a vez do lançamento do canal promocional no YouTube e do “Dossiê UESPI 30 anos”, que pretende reunir trabalhos científicos como um balanço do que tem sido feito na instituição de ensino superior em termos de inovação no campo do ensino, pesquisa e extensão.
Ver todos os comentários | 0 |