Nesta quinta-feira (15) acontece audiência pública para debater a situação das Unidades de Terapia Intensiva - UTIs na Comissão de Seguridade Social e Família, um requerimento do deputado federal Silas Freire (PR).
"A problemática das UTIs no Brasil hoje é caso de vida ou morte, os profissionais da saúde sabem bem disso. Não existem leitos suficientes para atender a demanda, e ainda há aqueles que estão ocupando leitos de UTIs que não deveriam estar. Temos que detectar o que fazer para evitar essa eutanásia praticada na saúde pública brasileira com escassez de vagas em especial no nosso nordeste", destacou Silas Freire.
- Foto: Lucas Dias/GP1Silas Freire
Estarão presentes autoridades no assunto que podem contribuir bastante com o debate como o secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo; o secretário de saúde do Piauí, Francisco Costa; Guilherme Schettino que é gerente médico do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Israelita Albert Einstein; Luciano Cesar Pontes que é médico intensivista e Pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês; e Carlos Figueiredo, diretor Executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP.
O requerente reforça a necessidade de se encontrar uma solução para o problema que custa muitas vidas no país. "UTI é o final, quando o cidadão chega lá é porque está precisando da vida. E se ela não existe é como se esse direito fosse negado. O Brasil está vivendo um momento difícil e nós temos que encontrar uma solução", afirmou o parlamentar.
Ver todos os comentários | 0 |