O deputado federal Silas Freire (PR) solicitou audiência com o secretário de Saúde, Francisco Costa nesta segunda-feira (7), para debater sobre a saúde de pacientes renais. Nos últimos três meses, foram registrados dois óbitos de pacientes renais devido a falta de kits para o procedimento. Eles precisavam de diálise peritonial.
A chefe da hemodiálise do HGV, Celina Castelo Branco, explica que o problema é nacional, "Não é somente no Piauí que está faltando o material mas em todo país. Fomos pegos de surpresa pela suspensão do fornecimento e tivemos que passar a adquirir esse material de um representante local. A dificuldade é que esses kits são necessários não apenas pelos pacientes que estão internados, mas alguns precisam ser continuados em casa fora do hospital e isso pode ser no interior como Picos, Corrente, Teresina e outros. Essa logística é complexa é necessária.", esclareceu.
- Foto: Divulgação/AscomSilas Freire se reúne com secretário de saúde
Também presente na reunião, Luiz Filho, presidente da Associação dos pacientes renais crônicos do Piauí (APREPI), disse que os pacientes estão assustados por conta dessa falta dos kits e fez um apelo para que a secretaria de Saúde garanta a compra do material, enquanto o ministério da saúde resolve a questão.
Já o secretário de Saúde Francisco Costa garantiu que já foram comprados kits para os pacientes que já faziam o tratamento antes da dificuldade com o ministério da saúde. "Nós fizemos uma compra emergencial pelo HGV e para pacientes novos, a secretaria terá que fazer um pagamento adicional ao fornecedor. A proposta agora é uma nova licitação para os pacientes que vierem a surgir e que possa ser feita a logística de entrega na casa do paciente ou pelo menos na regional onde o paciente reside", explicou o secretário.
- Foto: Divulgação/AscomSilas e secretário de saúde debateram sobre pacientes renais durante audiência
O deputado federal Silas Freire também se comprometeu a buscar providências junto ao ministério da saúde para que seja reestabelecido o fornecimento dos kits e afirmou que vai buscar recursos de emenda parlamentar para a saúde, de forma a beneficiar os pacientes renais. "O secretário de Saúde está dando todo o apoio não apenas para a urgência no HGV mas para o pós urgência, para os pacientes que precisam continuar o tratamento em casa", declarou.
O deputado dise ainda que poucos trasnplantes tem sido feitos no Piauí porque falta confiança dos pacientes, e muitos deles acabam indo para Fortaleza. "Nós precisamos fazer uma campanha pois temos competência para realizar os transplantes aqui mesmo", complementou Silas.
Ver todos os comentários | 0 |