O senador piauiense Elmano Férrer (PTB) participa de uma das mais importantes comissões do Senado Federal e da Câmara. Ele é o vice-presidente da comissão mista que irá analisar a Medida Provisória encaminhada pelo presidente Michel Temer (PMDB) que prevê uma reforma do Ensino Médio.
Por se tratar de uma comissão mista, ela possui a participação de deputados federais e senadores. Ela é presidida pelo deputado Izalci (PSDB-DF) e o relator é o deputado Wilson Filho (PTB-PB). Como a Medida Provisória faz diversas mudanças no Ensino Médio, ela já recebeu 568 emendas de parlamentares.
- Foto: Thaís Guimarães/GP1Elmano Férrer
O assunto deve gerar um grande debate, mas o Governo Federal espera a sua aprovação o mais rápido possível. Entre as mudanças, ela amplia gradualmente a carga horária do ensino médio de 880 horas para 1.400 horas, sendo que 1.200 horas da carga horária total do ensino médio serão destinadas ao conteúdo obrigatório, que são as disciplinas que os alunos precisam fazer, sendo que o restante do tempo, cada aluno poderá escolher que disciplina vai querer anexar ao seu currículo. As disciplinas de português e matemática são obrigatórias, enquanto disciplinas como arte e educação física são optativas. As mudanças devem ser implementadas somente em 2018.
Para debater o assunto, mais de 40 especialistas da área da Educação devem ser ouvidos neste mês de novembro. O ministro da Educação, Mendonça Filho, ao programa A Voz do Brasil, na sexta-feira (4), afirmou que acredita que a maioria dos alunos aprova a reforma e que ela está entre as prioridades do governo.
Ver todos os comentários | 0 |